Deputado Tadeu Martins Leite é eleito presidente da ALMG em disputa com chapa única
Deputados também escolheram os novos vice-presidentes e secretários da mesa diretora do biênio 2023/2024
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB) foi eleito presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), nesta quarta-feira (1º), em disputa com chapa única.
A escolha dos membros da nova mesa diretora da casa, para o biênio 2023/2024 aconteceu nesta tarde, na primeira reunião do Plenário, logo após a posse dos parlamentares escolhidos pela população para ocupar uma cadeira no Legislativo pelos próximos quatro anos.
Também irão compor a mesa diretora:
- Deputada Leninha (PT): 1ª-vice-presidência;
- Deputado Duarte Bechir (PSD): 2º-vice-presidente;
- Deputado Betinho Pinto Coelho (PV): 3º-vice;
- Antonio Carlos Arantes (PL): 1º-secretário;
- Alencar da Silveira Jr. (PDT): 2º-secretário;
- João Vítor Xavier (Cidadania): 3º-secretário.
Todos os membros da mesa diretora foram eleitos com unanimidade dos votos.
Em seu primeiro discurso como presidente da ALMG, Leite ressaltou as raízes e a atuação nas cidades do norte de Minas e prometeu colocar "as pessoas no centro dos debates, estratégias, das políticas públicas".
Leite, que foi eleito em uma articulação que juntou partidos antagonistas como o PT e PL, prometeu uma gestão de diálogo. "Vamos buscar o caminho do entendimento. Exemplo disto é a construção desta candidatura única para a mesa diretora, que se deu com muito diálogo. Com este mesmo preceito, vamos seguir trabalhando", disse.
"O poder legislativo autônomo é obra contínua e permanente. O parlamento é independente. Vamos atuar em harmonia com os demais poderes do Estado para assegurar nessa nova legislatura que os ideais conciliatórios serão preservados, com transparência e diálogo franco e aberto", pontuou.
Autoridades acompanharam a cerimônia de posse dos deputados. Dentre elas, o governador Romeu Zema (Novo). O político parabenizou os eleitos e fez um discurso pedindo união dos poderes em prol da população.
Zema ainda informou aos deputados que enviou hoje a eles um relatório da Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão) com um "raio-x" da situação do estado.
"O desafio do nosso estado é manter o desempenho positivo e o desenvolvimento socioeconômico e social. Precisamos melhorar a qualidade e a acessibilidade aos bens e serviços públicos", disse o governador ao pedir apoio dos parlamentares.
Quem é Tadeu Martins Leite
Tadeu Martins Leite, de 36 anos, é o terceiro mais jovem a comandar o Legislativo em Minas Gerais. O primeiro foi o deputado Antônio Dias (Arena), que tomou posse como presidente em 1977, aos 31 anos. Depois, em 1966, o deputado Bonifácio de Andrada (Arena), e uma das famílias mais tradicionais da política mineira, foi o segundo mais novo, com 35 anos.
Tadeu Martins, também conhecido como Tadeuzinho, é filho do ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite. O político está em seu quarto mandato na ALMG. O jovem foi eleito pela primeira vez em 2010, aos 24 anos de idade, sendo na época, o mais jovem da história do Estado.
Leite também foi o mais jovem secretário de Estado de Minas Gerais ao assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, em fevereiro de 2015.
Leia também
Na época, ele coordenou a força-tarefa criada para avaliar as consequências do rompimento da barragem de Fundão em Mariana, a 110 km de Belo Horizonte, em novembro de 2015. Nos primeiros mandatos, Leite atuou, principalmente, em pautas relacionadas ao Norte, Jequitinhonha e Noroeste de Minas Gerais.
O deputado ocupou o cargo de 1º secretário da ALMG no biênio 2019/2021. Ele já foi líder da Maioria, presidiu a Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União e foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça.