Dinheiro da Vale garante salário dos servidores de MG em maio
Governador anunciou que pagamentos serão feitos nos próximos dias 22 e 27; apenas a Saúde e Segurança Pública foram pagas até o momento
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Os servidores públicos do Estado de Minas Gerais que ainda não receberam o salário do mês de maio devem ser pagos, em duas parcelas, nesta sexta-feira (22) e na próxima quarta-feira (27).
O anúncio das datas foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) durante coletiva, na tarde desta quarta-feira (20), em Belo Horizonte.
O governador explicou que só foi possível garantir os pagamentos em maio devido a um depósito judicial que a Vale foi obrigada a fazer nas contas do Estado em função do rompimento da barragem em Brumadinho.
Pelo segundo mês consecutivo, o Estado depositou os salários apenas para os servidores da Saúde e da Segurança Pública - áreas consideradas essenciais no combate à covid-19.
Segundo o governador, uma parcela de R$ 2.000 será paga ainda nesta semana. O restante do pagamento será feito na semana que vem.
Durante o pronunciamento, Zema declarou que a situação em junho pode ser ainda pior.
— Em maio, só conseguimos fechar [o caixa] devido a esse recurso de R$ 1 bilhão que entrou nas nossas contas ontem. Se não fosse um recurso extraordinário, nós não teríamos dinheiro para pagar despesas ordinárias.