Divinópolis (MG): tremor de terra de magnitude 2.9 assusta moradores
Apesar de o abalo ter sido sentido em diferentes bairros da cidade, prefeitura não registrou problemas estruturais no município
Minas Gerais|Dara Russo*, Do R7
Um tremor de magnitude 2.9 na Escala Richter foi registrado em Divinópolis, cidade a cerca de 121 km de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (10).
O abalo sísmico, considerado de magnitude baixa, aconteceu por volta das 23 horas e foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Não houve chamados para ocorrências relacionadas ao tremor, segundo a Defesa Civil local.
De acordo com uma nota divulgada pela Prefeitura de Divinópolis, o abalo sísmico foi sentindo por moradores de vários bairros da região noroeste do município, como Danilo Passos, Grajaú, Icaraí, Jardim Floramar, Lagoa dos Mandarins, Niterói e Vila Romana.
O professor do Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), George Sand, explica que tremores dessa magnitude não causam problemas estruturais. "A população sente, mas não é nada que cause danos às estruturas da região", afirma.
Sand ainda esclarece que os abalos sísmicos acontecem por causa de falhas geológicas, pequenas rachaduras nas rochas superficiais. "Os sintomas de quem presencia um tremor dessa magnitude seriam mais uma tontura, talvez um barulho e um balançar leve. Quando se percebe ele já aconteceu", completa.
Assim como outras cidades do estado, Divinópolis tem sofrido com as fortes chuvas, mas o professor diz que não é possível estabelecer uma relação entre o tremor e as tempestades. "Quando se tem um período chuvoso, isso pode ser um fator que pode impulsionar atividade física, mas seria preciso realizar um estudo apofundado", aponta.
*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento