Empregados da Samarco mantêm suspensão em contratos de trabalho
De acordo com a empresa, funcionários continuam recebendo rendimentos
Minas Gerais|Do R7 *
Empregados da mineradora Samarco aceitaram, nesta segunda-feira (23), a prorrogação do layoff, ou seja, da suspensão temporária do contrato de cerca 800 funcionários da empresa. A decisão foi aprovada em assembleias realizadas pelos sindicatos que representam a categoria em Mariana, na região central de Minas Gerais, e no Espírito Santo.
As atividades da empresa estão paralisadas há quase dois anos, quando a barragem de Fundão, em Mariana, rompeu, em novembro de 2015, deixando 19 mortos. Com a decisão das assembleias, a suspensão dos funcionários permanece até o dia 31 de março de 2018.
Leia também
De acordo com a mineradora, os empregados que vão continuar com o contrato de trabalho suspenso, continuarão recebendo a renda líquida mensal. O quadro de funcionários da empresa conta hoje com 1.800 empregados próprios, sendo que cerca de 800 delas estão em layoff.
Para voltar a operar, a Samarco precisa obter duas licenças. Os processos estão em andamento nos órgãos ambientais e, ainda, e não há previsão para a retomada das operações.
* Pablo Nascimento, estagiário do R7