Empresas recuam e BH terá horário normal de ônibus até terça (15)
Viagens seriam reduzidas a partir de sábado (12), mas medida foi adiada e empresários buscarão alternativa com a Prefeitura
Minas Gerais|Dara Russo*, do R7
O Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) resolveu adiar o que chamou de "Plano de Guerra" para enfrentar o aumento dos combustíveis. O plano previa a redução do quadro de horários a partir deste sábado (12), mas a medida vai passar a vigorar na noite de terça-feira (15).
A mudança ocorreu, de acordo com a entidade, para que "a população tenha tempo suficiente para ser adequadamente informada". Ainda de acordo com o Setra-BH, nos próximos dias irá buscar medidas que impactem menos a população.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que marcou uma reunião de emergência com o sindicado das empresas de ônibus "para avaliar os impactos do aumento do diesel no transporte coletivo e buscar soluções para que a população de Belo Horizonte não seja prejudicada". A reunião acontece na próxima terça-feira.
As empresas de ônibus afirmam que a redução do quadro de horários será necessária devido ao reflexo doaumento de 25% no óleo diesel, anunciado nesta quinta-feira (10) pela Petrobras. A medida só não afeta os horários de pico matinal, das 5h às 8h da manhã, e noturno, das 17h às 20h.
Na nova nota, publicada poucas horas depois da primeira, o Setra ainda informou que, juntamente com os consórcios operacionais, discute com as autoridades medidas para o enfrentamento da alta nos preços.
Confira a nota do Setra-BH na íntegra:
O SETRABH e os consórcios operacionais vêm a público informar que discute com as Autoridades Públicas medidas para o enfrentamento da extraordinária alta nos preços do DIESEL, divulgada ontem pela PETROBRAS.
Para que o PLANO DE GUERRA seja bem pensado e implantado e para que a população tenha tempo suficiente para ser adequadamente informada, os serviços permanecerão com sua viagens e quadros de horários normais até o final da noite de terça-feira, dia 15/03/2022.
Neste prazo, estaremos estudando e analisando medidas que menos impactem a população de Belo Horizonte.
*Estagiária sob supervisão de Ana Paula Pedrosa