Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresas de ônibus anunciam redução de viagens em BH

Companhias alegam que aumento no valor do diesel anunciado pela Petrobras acelerou colapso financeiro

Minas Gerais|Antonio Paulo, da Record TV Minas

Empresas alegam colapso financeiro
Empresas alegam colapso financeiro Empresas alegam colapso financeiro

As companhias de ônibus de Belo Horizonte anunciaram, nesta sexta-feira (10) que, devido ao aumento no preço dos combustíveis, irão reduzir o número de viagens nos quadros de horário. As reduções ocorrerão aos finais de semana, nas madrugadas e fora dos horários de pico durante os dias úteis.

O sindicato havia dito que a redução começaria já neste final de semana, mas no final da tarde corrigiu a informação e disse que a previsão é que o novo quadro de horários passe a vigorar a partir da noite da terça-feira (15).

Segundo o Setra (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), a decisão foi tomada nesta manhã em reunião com as empresas devido ao reflexo do aumento de 25% no óleo diesel.

Segundo a nota divulgada, "o aumento da Petrobras fez o sistema de transporte coletivo entrar em colpaso e adoção da medida serve para a manutenção do serviço em condições mínimas razoáveis, até as autoridades adotarem uma saída emergencial".

Publicidade

"O Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte, que tem suas tarifas públicas congeladas desde 29/12/2018 e, agora, após o aumento de 25% no preço do óleo diesel, divulgado ontem pela Petrobras, entrou em colapso. Os recursos financeiros gerados pelas tarifas cobradas dos usuários não são suficientes para, minimamente, custear o DIESEL utilizado na operação e a mão-de-obra dos 8.500 empregados diretos do Sistema (sendo 5.500 motoristas)", justificou.

Ainda segundo o sindicato, a medida, denominado como "Plano de Guerra", é "amparada na cláusula 19 do contrato de concessão, que prevê a revisão tarifária emergencial quando da ocorrência de eventos extraordinários".

Publicidade

Os únicos horários que não serão afetados pela redução serão os de pico matinal, das 5h às 8h da manhã, e noturno, das 17h às 20h. A mudança passa a valer a partir das 00H deste sábado (12). Os quadros com os novos horários serão divulgados no decorrer desta sexta-feira (11).

A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), a prefeitura de Belo Horizonte, a Câmara Municipal e o Ministério Público de Minas Gerais foram informados da mudança através de ofícios, disse o sindicato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.