Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Empresas de ônibus anunciam redução de viagens em BH

Companhias alegam que aumento no valor do diesel anunciado pela Petrobras acelerou colapso financeiro

Minas Gerais|Antonio Paulo, da Record TV Minas

Empresas alegam colapso financeiro
Empresas alegam colapso financeiro

As companhias de ônibus de Belo Horizonte anunciaram, nesta sexta-feira (10) que, devido ao aumento no preço dos combustíveis, irão reduzir o número de viagens nos quadros de horário. As reduções ocorrerão aos finais de semana, nas madrugadas e fora dos horários de pico durante os dias úteis.

O sindicato havia dito que a redução começaria já neste final de semana, mas no final da tarde corrigiu a informação e disse que a previsão é que o novo quadro de horários passe a vigorar a partir da noite da terça-feira (15).

Segundo o Setra (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), a decisão foi tomada nesta manhã em reunião com as empresas devido ao reflexo do aumento de 25% no óleo diesel.

Segundo a nota divulgada, "o aumento da Petrobras fez o sistema de transporte coletivo entrar em colpaso e adoção da medida serve para a manutenção do serviço em condições mínimas razoáveis, até as autoridades adotarem uma saída emergencial".


"O Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte, que tem suas tarifas públicas congeladas desde 29/12/2018 e, agora, após o aumento de 25% no preço do óleo diesel, divulgado ontem pela Petrobras, entrou em colapso. Os recursos financeiros gerados pelas tarifas cobradas dos usuários não são suficientes para, minimamente, custear o DIESEL utilizado na operação e a mão-de-obra dos 8.500 empregados diretos do Sistema (sendo 5.500 motoristas)", justificou.

Ainda segundo o sindicato, a medida, denominado como "Plano de Guerra", é "amparada na cláusula 19 do contrato de concessão, que prevê a revisão tarifária emergencial quando da ocorrência de eventos extraordinários".


Os únicos horários que não serão afetados pela redução serão os de pico matinal, das 5h às 8h da manhã, e noturno, das 17h às 20h. A mudança passa a valer a partir das 00H deste sábado (12). Os quadros com os novos horários serão divulgados no decorrer desta sexta-feira (11).

A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), a prefeitura de Belo Horizonte, a Câmara Municipal e o Ministério Público de Minas Gerais foram informados da mudança através de ofícios, disse o sindicato.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.