Escada rolante da estação Pampulha não funciona há dois meses
BHTrans informou que problema é causado por defeito no corrimão; passageiros reclamam da estrutura na estação do metrô
Minas Gerais|Daniela Fernandes*, do R7, com RecordTV Minas
Passageiros do metrô de Belo Horizonte que utilizam a estação Pampulha denunciam que as escadas rolantes do local não funcionam há dois meses. O problema dificulta a acessibilidade de pessoas idosas, com deficiência e de mães com bebês no colo.
A BHTrans afirmou que foi identificado um problema no corrimão de duas escadas e que todo o dispositivo será trocado. Segundo a empresa, a compra do equipamento já foi feita e o prazo para entrega é de 15 dias.
De acordo com os passageiros, o elevador da estação é praticamente inutilizável porque fica cheio frequentemente, o que torna a situação ainda pior.
A negligência na manutenção revolta os usuários do metrô. Alguns já tentaram entrar em contato com a prefeitura, mas nada mudou.
Há um mês, a equipe da RecordTV recebeu um vídeo que mostrava a escada parada. A telespectadora que enviou as imagens afirmou, no início de setembro, que o problema já durava mais de 30 dias. Na época, a BHTrans informou que o corrimão da escada estava com defeito e teria que ser trocado.
Segundo o presidente da Associação dos Usuários do Transporte Público de Belo Horizonte, Francisco Maciel, os usuários da estação Pampulha enfrentam esse tipo de problema desde que o lugar foi inaugurado.
— A lei garante a acessibilidade universal. Quando é acessível para um cadeirante, para um cego, para uma pessoa com deficiência, é acessível a todos. Então o que a gente reinvidica é que os ônibus, as estações, sejam acessíveis para toda a população.
Veja mais:
* Estagiária do R7, com supervisão de