Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escolas investem no ensino bilíngue na grade curricular

Especialistas afirmam que o aprendizado de inglês na infância pode facilitar a fluência do idioma na vida adulta

Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado

Coleguium aumentou carga horário de inglês
Coleguium aumentou carga horário de inglês Coleguium aumentou carga horário de inglês

Dominar um segundo idioma é importante na vida acadêmia e pode ser um ponto decisivo para se destacar no mercado de trabalho. E quando o passo para aprender é tomado ainda na infância, o processo pode ser ainda mais simples e fácil. Especialistas apontam que estudar inglês ainda quando criança, facilita a fluência quando ela chegar à vida adulta.

Segundo a professora e coordenadora geral do Bilíngue e High School, Priscilla Lauro, quanto mais cedo a criança for exposta a um novo idioma, será mais fácil desenvolvê-lo.

— Com o passar dos anos, a neuroplasticidade cerebral diminui. Ou seja, torna-se mais difícil responder a novas experiências.

Ainda de acordo com Priscila, a maioria dos alunos que foram expostos ao inglês na infância terão uma boa fluência na língua ao longo da vida. Porém, ela pontua que isso só ocorrerá se houver a constância no estudo do idioma durante os anos.

Publicidade

— Se uma criança tiver contato com a 2ª língua nos primeiros anos de vida, e por algum motivo não haja continuidade nesse processo, ela não terá a mesma desenvoltura e produção oral quando chegar à fase adulta, diferentemente daquela que manteve os estudos ao longo do percurso.

Ensino bilíngue

Publicidade

Atentas aos benefícios que o aprendizado de uma segunda língua pode proporcionar à criança, diversas instituições estão investindo no ensino bilíngue, especialmente na língua inglesa, considerada essencial em qualquer currículo. A rede de ensino Coleguium, por exemplo, aumentou a carga horária de inglês nas turmas da educação infantil e fundamental. Priscila, que coordena o programa na instituição, relata que já houve um retorno positivo.

— Nas escolas que possuem o nosso Programa Bilíngue (Buritis e Belvedere) verificamos que à medida que as crianças avançam nas séries, elas apresentam maior facilidade de compreensão e respondem prontamente aos comandos.

Publicidade

Profissionais da área ainda garantem que quando idioma é ensinado na grade curricular, como acontece no Coleguium, torna-se natural para o aluno, pois ele vivencia a língua inglesa dentro do contexto escolar.

Serviço

Coleguium Internacional

Unidade Buritis: Rua Paulo Piedade Campos, 340, Buritis – Belo Horizonte

Unidade Belvedere: Av. Celso Porfírio Machado, 1650, Belvedere – Belo Horizonte

Informações: (31) 3568-3807

Site: www.coleguiuminternacional.com.br

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.