Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escolas Municipais e Emeis fazem paralisação nesta quarta-feira (08) em BH

Professores e trabalhadores concursados pretendem discutir sobre reajuste no salário da categoria

Minas Gerais|Arnon Gonçalves*, do R7 e Leandro Silva, da Record TV Minas

Piso nacional do magistério subiu 14,95% enquanto da Rede Municipal
5,93%
Piso nacional do magistério subiu 14,95% enquanto da Rede Municipal 5,93% Piso nacional do magistério subiu 14,95% enquanto da Rede Municipal 5,93%

Nesta quarta-feira (08), dia internacional de luta da mulher trabalhadora, será marcado pela paralisação total das atividades nas Escolas Municipais e Emeis (Escolas Municipais de Educação Integral) de Belo Horizonte. A principal reivindicação da categoria é o reajuste do salário dos trabalhadores concursados e terceirizados. Uma assembleia conjunta será realizada na Praça da Estação, no centro da capital mineira às 14h, para discutir o assunto.

Os professores e demais trabalhadores concursados pretendem analisar a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a campanha salarial de 2023. O prefeito Fuad Noman (PSD) propôs um reajuste de 5,93% dividido em duas parcelas para todo o funcionalismo público. No entanto, eles questionam o fato do piso nacional do magistério ter sofrido um reajuste de 14,95%.

Com o reajuste, o novo Piso Nacional do Magistério subiu para R$ 4.420,55, enquanto o salário do professor da Rede Municipal, no primeiro nível da carreira, é de R$ 2.507,53. Os representantes da paralisação, que ocorrerá nesta quarta-feira (08), questionam os valores para o primeiro nível da carreira da Rede Municipal.

Além disso, a assembleia também deve debater a proposta de reforma da Previdência Municipal, enviada por Fuad à Câmara no fim do ano passado, mas que teve a tramitação suspensa por seis meses por enfrentar grande resistência do funcionalismo público municipal.

Publicidade

Trabalhadores Terceirizados

Já os trabalhadores terceirizados das escolas municipais de Belo Horizonte devem analisar a proposta de reajuste salarial e vale alimentação da MGS. A empresa ofereceu o índice de 11,38% de reajuste para as duas pautas, porém condicionou a proposta à desistência das ações de dissídio coletivo que tramitam na Justiça, referente às campanhas salariais de 2020 e de 2021.

Publicidade

A última assembleia do segmento considerou a proposta como insuficiente, pois, segundo eles, o valor oferecido pela MGS é inferior à soma dos dissídios e da inflação do período. A última assembleia também ressaltou o fato dos trabalhadores da MGS que atuam na Educação receberem salários menores do que os demais trabalhadores da empresa que exercem a mesma função, mas estão lotados em outras pastas.

Após a assembleia, a proposta do Sindicato é que os trabalhadores em educação se juntem ao ato do dia internacional da mulher, convocado pelo movimento 8M Unificado. O ato terá sua concentração às 16h, na Praça da Liberdade, com saída às 18h em direção ao Centro de BH.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.