Minas Gerais Escritor mineiro Silviano Santiago vence o Prêmio Camões 2022

Escritor mineiro Silviano Santiago vence o Prêmio Camões 2022

Autor da obra "Machado", foi laureado como a principal distinção literária da língua portuguesa

Mineiro ganhou prêmio mais prestigioso da língua portuguesa

Mineiro ganhou prêmio mais prestigioso da língua portuguesa

Reprodução/ Companhia das Letras

O escritor e crítico literário mineiro Silviano Santiago ganhou o Prêmio Camões 2022, o mais prestigioso da língua portuguesa, na tarde desta segunda-feira (24). O artista foi laureado como a principal distinção literária.

Natural de Formiga, na região centro-oeste de Minas Gerais, o escritor de 86 anos coleciona outros grandes prêmios de literatura.

Santiago foi vencedor do prêmio Jabuti por seis vezes, sendo uma delas pelo livro "Machado", romance destaque do autor. Também recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.

Silviano Santiago é bacharel em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Letras pela Universidade de Paris. O escritor também atua regularmente como crítico literário e cultural em grandes jornais do país e como curador e conferencista.

O prêmio

O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 com o objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural de nossa língua comum.

A menção internacional foi criada pelo protocolo adicional ao acordo cultural entre os governos português e brasileiro, representados pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das bibliotecas/Secretaria de Estado da Cultura (Portugal) e pela Fundação Biblioteca Nacional/MinC (Brasil).

O último brasileiro a receber a distinção antes de Santiago foi o compositor e romancista Chico Buarque, em 2019.

* Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas