Logo R7.com
RecordPlus

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli morre em Belo Horizonte aos 86 anos

Nascido em Bambuí, a 270 km da capital mineira, Paolinelli foi indicado ao Nobel por dois anos consecutivos 

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Ex-ministro estava internado na capital mineira
Ex-ministro estava internado na capital mineira

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli morreu nesta quinta-feira (29), aos 86 anos, em Belo Horizonte. O professor estava internado no Hospital Madre Teresa, na região oeste da capital mineira.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp


• Compartilhe esta notícia no Telegram

Nascido em Bambuí, a 270 km de Belo Horizonte, Paolinelli formou em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras e atuou como secretário da Agricultura de Minas Gerais entre os períodos de 1971 a 1974, 1991 a 1994 e 1995 a 1998. Ele também atuou como ministro da Agricultura entre os anos de 1974 e 1979, alguns anos depois ele foi eleito como deputado federal constituinte, em Brasília, durante os anos de 1987 e 1991.


Em Minas, Paolinelli foi responsável por idealizar e coordenar a implementação de uma nova matriz produtiva baseada em um modelo sustentável, unindo novas tecnologias a incentivos de políticas de crédito para estimular a modernização da agricultura mineira.

O engenheiro agrônomo recebeu, em 2006, o World Food Prize, maior condecoração da agricultura no mundo pela aplicação da ‘revolução verde’ no país, que transformou a área do bioma do Cerrado brasileiro em um dos principais polos de produção de alimentos do Brasil.


Paolinelli também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022, como reconhecimento de uma carreira voltada para produções sustentáveis e modernas, que melhoraram a qualidade nutricional da vida de milhões de brasileiros.

O governador Romeu Zema lamentou a morte: “Perdemos hoje um grande mineiro. Com toda certeza, ele foi um dos maiores nomes que a agricultura brasileira já teve. E se hoje o agro é essa potência que alimenta quase todos, isso se deve a boa parte a ele. Tive a satisfação e o prazer de conviver e aprender muito com ele. O que eu posso desejar, neste momento, é que ele descanse em paz. E que seu legado continue aqui”.

O Governo de Minas ofereceu à família de Alysson Paolinelli o Palácio da Liberdade para o velório. Ex-ministro deixa a esposa Marisa Gonzaga.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.