Exame de direção em BH aprova apenas um terço dos candidatos
Nervosismo e despreparo de candidatos são fatores que pesam na reprovação, diz delegada
Minas Gerais|Do R7

Minas Gerais tem um dos menores índices de aprovação no exame de rua do País. De janeiro a maio deste ano, segundo levantamento do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, apenas 32% dos candidatos passaram no processo.
O estado psicológico pode ser a principal causa, de acordo com os próprios candidatos. É que para muita gente, vencer o nervosismo durante o teste é um desafio. E os examinadores verificam justamente o poder de observação, sinalização, domínio do veículo e segurança do candidato.
A bacharel em direito Gabrielle Sanguinetti fezr o exame de direção para tirar a carteira de motorista pela quarta vez e acabou sendo reprovada novamente. Ela conta que já fez mais de 60 aulas e consegue se desenvolver bem na rua, mas durante a avaliação o medo e a tensão pesam durante o teste.
— Deixei o carro morrer e cometi outros erros. Foi falta de atenção mesmo. Não vou desanimar, vou continuar tentando.
Para a coordenadora da Divisão de Habilitação do Detran de Minas, delegada Elizabeth Martins, outro fator ainda conta para aumentar a reprovação de muitos candidatos: a falta de preparo ao volante.
— Se a pessoa,apesar de contar que o candidato obrigatoriamente tem que fazer 20 horas de aulas na rua, mas ele não se sente preparado, ele deveria fazer mais horas.















