Explosão em subestação da Cemig deixa oito bairros sem luz em BH
As chamas altas assustaram moradores da região centro-sul da capital; bombeiros tiveram dificuldade para entrar no local
Minas Gerais|Pollyana Sales e Núbia Roberto, da Record Tv Minas

Uma subestação da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) explodiu e pegou fogo, na manhã desta segunda-feira (08), no bairro São Pedro, na região centro-sul de Belo Horizonte.
Devido ao Incêndio, ao menos oito bairros do entorno ficaram sem energia elétrica. São eles: Sion, Santa Lúcia, São Pedro, Santo Antônio, Luxemburgo, Mangabeiras, Cruzeiro e Belvedere.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas estavam localizadas no último andar, justamente na casa de controle que faz a distribuição de energia para esses bairros. Os militares tiveram dificuldades para entrar no local devido ao fogo.
Nove viaturas do Corpo de Bombeiros e 20 militares foram mobilizados no combate ao incêndio. Mais de 10 mil litros de água foram usados. A situação foi controlada no início desta tarde.
Por nota, a CEMIG informou que as causas do incêndio são apuradas. O serviço foi normalizado às 16h42. "A Cemig mobilizou centenas de profissionais para que fosse possível o restabelecimento de energia no menor tempo possível. O incêndio foi contido através da rápida atuação de equipes do Corpo de Bombeiros. As causas da ocorrência estão sendo apuradas. Não houve feridos no incêndio", informou.
Reflexos
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, quatro Centros de Saúde, o Menino Jesus, Santa Rita de Cássia, Tia Amância e Santa Lúcia, estão sem energia elétrica. Todos eles ficam na região afetada.
Ainda segundo a PBH, "os locais estão funcionando, inclusive com a aplicação de vacinas, que estão armazenadas em unidades portáteis, devidamente mantidas nas temperaturas indicadas". "Alguns serviços que demandam energia elétrica estão suspensos, como a realização de exame de eletrocardiograma. Para garantir assistência aos usuários, se necessário, é feito o encaminhamento para outras unidades da região", afirmou o órgão por meio de nota.
A BHTRANS, responsavel por administrar o trânsito da cidade, também informou que a queda da energia afetou o funcionamento de semáforos dos bairros São Pedro, Anchieta e Savassi. Agentes estão atuando nos principais cruzamentos para controlar o trânsito.
A Polícia Federal suspendeu os atendimento no posto de atendimento localizado no Ponteio Lar Shopping. A Record TV Minas recebeu denúncias de suspensão de consultas e exames marcados em clínicas médicas e laboratórios da região. O comércio em geral também foi prejudicado.
