Minas Gerais Fábrica de solventes que pegou fogo em Contagem (MG) está irregular desde 2019

Fábrica de solventes que pegou fogo em Contagem (MG) está irregular desde 2019

Corpo de Bombeiros informou que empresa chegou a dar início na regularização do auto de vistoria, mas não pagou a taxa

  • Minas Gerais | Akemí Duarte, Da Record TV Minas

Incêndio atingiu fábrica na manhã desta terça-feira (11)

Incêndio atingiu fábrica na manhã desta terça-feira (11)

Record TV Minas/Reprodução

A fábrica de solventes que pegou fogo em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte,  está irregular junto ao Corpo de Bombeiros desde 2019. Em 2021, a empresa chegou a dar início com a regularização do auto de vistoria, mas não deu continuidade. 

Ainda de acordo com os Bombeiros, a taxa para análise não foi paga pelo estabelecimento e, por isso, o processo para normalizar as edificações não deu continuidade.

A empresa também foi autuada pela Semad (Secretaria de Meio Ambiente) para que apresente um motivo técnico que explique as causas do incêndio em até 24 horas. O NEA ( Núcleo de Emergência Ambiental) fez uma vistoria no local e determinou retirada dos efluentes líquidos gerados pelas chamas. 

Já a Prefeitura de Contagem afirmou que a fábrica tinha a licença ambiental até 2019 e entrou com pedido para revalidação. Foi apresentado um “relatório de avaliação do desempenho ambiental referente à licença anterior que foi considerado satisfatório pelos técnicos da Semad e informações complementares foram solicitadas pela secretaria”.

A administração municipal informou ainda que o funcionamento da empresa ficará embargado até que a licença ambiental e o auto vistoria sejam regularizados.

Incêndio

As chamas começaram no início da manhã desta terça-feira (11) e foram controladas após quatro horas de trabalho das equipes. Segundo a corporação, foram usados 145 mil litros de água.

Ao todo, 18 funcionários estavam na fábrica e tentaram combater as chamas, mas em pouco tempo o incêndio saiu do controle. Os trabalhadores tiveram que sair às pressas e ninguém ficou ferido.

Últimas