Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea começa nesta sexta-feira (01) em BH
Evento celebra novos pratos de Minas Gerais com ingredientes de outros países e conta com entrada gratuita
Minas Gerais|Arnon Gonçalves*, do R7

O Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, que celebra os novos pratos da gastronomia de Minas Gerais com ingredientes de outros países, começa nesta sexta-feira (1). O evento, que acontece em espaços do Circuito Liberdade, tem entrada gratuita.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
O festival começa nesta sexta-feira (01), a partir das 14h com uma roda de bate-papo no Palácio da Liberdade. À noite, entre 18h e 22h, acontece a apreciação de drinks e pratos feitos na hora, também nos jardins do Palácio e na praça José Mendes Júnior.
A ideia do festival é apresentar novos pratos e bebidas que são feitos utilizando ingredientes de Minas Gerais misturados com os de outros países. Nesta primeira edição, o evento irá homenagear a ilha caribenha Curação, com a bebida Caipiblue. O drink mistura cachaça mineira e licor de laranja, conhecido como “curação blue” no Caribe.
A relação entre Belo Horizonte e Curação se intensificou depois que foi inaugurado um voo entre as duas localidades, em junho deste ano. Além da troca cultural, a ideia do evento é mostrar como as tradições da culinária mineira dialogam com diversos costumes gastronômicos do mundo.

O evento é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado. Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Leônidas Oliveira, o festival é uma oportunidade de valorizar a criatividade e impulsionar a economia.
Nesta manhã, os organizadores do evento se encontram com representantes do governo de Curação, no Memorial Minas Gerais Vale, para discutir acordos sobre a comercialização de produtos entre as duas regiões e geração de emprego.
Horários do evento
O simpósio Conversas de Cozinha acontece nesta sexta-feira (01), a partir das 14h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Serão cinco encontros abertos ao público que vão discutir a atualidade e o percurso da nova cozinha mineira.
Ainda nesta sexta (01), de 18h às 22h, nos jardins do Palácio da Liberdade e na praça José Mendes Júnior, o público poderá apreciar os pratos do evento e experimentar queijos, doces e cachaças. No sábado e domingo o evento acontece entre 11h às 22h.
Nos três dias, estará montada uma área kids na quadra do Palácio da Liberdade nos horários do evento.
Confira a programação completa:
- Almoços e jantares beneficentes
Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro serão realizados no Salão de Banquetes do Palácio da Liberdade quatro refeições especiais, sendo dois almoços e dois jantares, assinados pelos chefes Caio Soter e Felipe Rameh. A iniciativa é do Serviço Social Autônomo (Servas), que realizará a doação da renda adquirida a partir da venda dos ingressos para quatro hospitais filantrópicos de Belo Horizonte: Santa Casa BH, Hospital da Baleia, Mário Penna e São Francisco.
Os banquetes incluem um receptivo com entradas, uma visita guiada pelo Palácio da Liberdade, até o momento de apreciar o menu completo, que será contextualizado com alguns destaques da história de Minas Gerais. Em razão desses eventos, nesses três dias, não haverá visitação aberta ao público do Palácio da Liberdade.
- Atrações culturais
Haverá entre os dias 1º, 2, e 3, a apresentação dos DJs Cubanito, Sandra Leão e Palomita, nos jardins do Palácio da Liberdade. O público presente também poderá curtir drink shows que serão promovidos pelo mixologista Vitor Puiati. Ele apresentará uma receita que combina licor de Curaçao Blue com Jenipapo e outra que equilibra as notas do mesmo licor com os sabores e os aromas do café.
Intervenções artísticas e culturais dos grupos Calcinha de Palhaço e Circo do Sufoco que trabalham a linguagem da palhaçaria são outras atrações que vão temperar a programação cultural.
*Estagiário sob supervisão de Pablo Nascimento