Fim da BHTrans: vereador diz que empregados não perderão direitos
Em entrevista exclusiva à Live RecordTV Minas, Gabriel Azevedo fala sobre as expectativa em relação à troca do órgão de trânsito
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Os atuais funcionários da BHTrans devem ter os cargos e direitos preservados caso a Câmara de Belo Horizonte aprove a extinção do órgão responsável pela gestão do trânsito na cidade.
A informação foi divulgada pelo vereador Gabriel Azevedo (sem partido), em entrevista exclusiva à Live RecordTV Minas, nesta quinta-feira (16). O parlamentar é um dos autores do projeto de lei que prevê a substituição da empresa pela Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte.
Segundo o legislador, os atuais servidores da BHTrans vão ser aproveitados no novo órgão que será criado. Azevedo conta que se reuniu com representantes da categoria e criou cinco emendas que devem garantir os direitos destes funcionários.
— Tudo isso vai ser mantido, mas as pessoas que forem contratadas na nova Superintendência vão passar por novo regime. A BHtrans é uma empresa com servidores com tempo de casa muito antigo. A expectativa é que em 5 ou 10 anos, 80% se aposente. Então eu garanto que não há risco para quem tá lá perder o emprego.
O vereador ainda detalha que a nova autarquia vai se diferenciar da BHTrans na proximidade com a prefeitura. Embora tenha autonomia financeira, o órgão vai estar ligado à Secretaria de Planejamento para que as ações relacionadas ao transporte estejam ligadas às medidas de estruturação da cidade.
— Vamos parar de criar problemas para o futuro e começar a criar soluções para aqueles do passado.
Live RecordTV Minas
Durante a entrevista, Gabriel Azevedo também falou sobre sugestões para melhoria da mobilidade urbana da capital mineira e sobre o processo de tombamento do conjunto JK, um condomínios mais tradicionais da cidade, projetado por Oscar Niemeyer, em 1952. O parlamentar tenta uma reunião com a síndica do prédio, que está na administração há mais de 38 anos.
A Live RecordTV Minas acontece às quintas-feiras, ao vivo pelo canal da emissora no YouTube. O programa traz entrevistas sobre temas de impacto e personalidades do Estado.
Assista à íntegra da entrevista: