Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fisiculturista baleada: especialista aponta sinais de relações abusivas 

Vítima foi baleada durante briga; suspeito alega não ter relacionamento sério com ela e ter agido em legítima defesa

Minas Gerais|Shirley Barroso, da Record TV Minas

Especialistas alertam sobre o perigo de relações conturbadas terminarem em tragédia. Foi o que aconteceu no dia 23 de fevereiro com a fisiculturista Ellen Cristina Otoni, de 37 anos, em Belo Horizonte. 

A fisiculturista foi atingida por quatro tiros durante uma briga com o atleta Weldrim Alcântara, de 44 anos, na última quinta-feira, no bairro Liberdade, na região da Pampulha, na capital mineira. O homem, que também é instrutor de fisiculturismo, está preso pelo crime e alega ter agido em legítima defesa. 

A especialista em saúde mental da mulher Cristiane Ribeiro diz que identificar sinais de um relacionamento abusivo é fundamental para evitar violência psicológica e física. “Há pequenos sinais de controle: tentar afastar as pessoas dos amigos, falar que não dá atenção a ele ou a ela, que ela só fica com amigos ou com família. Sinais de agressividade, às vezes não diretamente para a pessoa, como esmurrar porta, quebrar objetos, já são sinais de alerta muito importantes”, explicou a psiquiatra. 

A médica lembra ainda que, em uma relação conjugal, tanto o homem quanto a mulher podem ser vítimas de abusos. O rompimento do ciclo de violência é o primeiro passo para evitar tragédias. A especialista diz, no entanto, que nem sempre a vítima consegue sair dessa situação com tranquilidade.

Publicidade

“Em muitos desses relacionamentos, a pessoa acaba exercendo uma manipulação sobre o outro. Por isso é tão difícil. A dependência emocional e financeira dificulta muito”, explicou a especialista.

O apoio da família, segundo Ribeiro, pode ajudar nas decisões da vítima, apesar de não ser tão simples, uma vez que um dos comportamentos-padrão é afastar o companheiro ou companheira dos familiares. 

Publicidade

Relembre o caso 

Moradores do bairro Liberdade, em Belo Horizonte, chamaram a polícia após ouvirem um barulho intenso vindo do apartamento de um casal na noite de quinta-feira (23). A fisiculturista foi baleada quatro vezes por Weldrin Alcântara, que fugiu do local.

Publicidade

Em um vídeo gravado antes de se entregar à polícia, Alcântara disse que agiu em legítima defesa. Ele ainda afirmou que não era namorado de Ellen Cristina.

A reportagem teve acesso a vídeos em que Ellen estaria, supostamente, ameaçando Alcântara e a família dele de morte. Nas imagens, ela sugere que teria sido traída pelo fisiculturista e dispara ameaças. 

A Polícia Civil informou que os vídeos não se referem ao dia do feminicídio tentado e que “tão logo as imagens em posse da defesa do investigado sejam entregues na unidade policial, elas serão acostadas aos autos e, em seguida, submetidas aos exames periciais cabíveis”. 

Ellen continua internada no Hospital João 23, na região central da cidade, e fará uma cirurgia ainda nesta semana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.