"Foi o maior desastre em 120 anos", diz prefeito de BH sobre chuva
Emocionado, Alexandre Kalil disse que vai reconstruir a cidade e prometeu dobrar o número de pessoas e equipamentos que trabalham na recuperação
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, declarou nesta quarta-feira (29) que a chuva que atingiu a cidade na última noite foi "o maior desastre em 120 anos" de existência da capital mineira.
Emocionado, Kalil pediu "paciência com o poder público" e prometeu reconstruir a cidade. O chefe do Executivo prometeu dobrar os 1.200 trabalhadores e 75 máquinas que estão nas ruas para ajudar na recuperação do município.
A expectativa é que as equipes trabalhem 24 horas por dia. Por enquanto, as únicas ações que estão sendo feitas são de limpeza das ruas que foram alagadas, árvores caídas e asfaltos arrancados.
— Se Deus quis mandar a maior chuva de todos os tempos para este secretariado, ele deu o frio conforme o cobertos. Nós sabemos fazer e vamos fazer.
Kalil contou que a rua onde mora também foi atingida pelo temporal. O prefeito defendeu que nenhuma outra grande cidade do mundo estaria pronta para receber o volume de água registrado em BH.
— O que aconteceu ontem inundaria Paris, Nova Iorque e Boston. São 183 milímetros de chuva.
O chefe do Executivo municipal confirmou também que está mantido o Carnaval 2020, que deve receber 5 milhões de foliões. Segundo Kalil, a cidade está preparada para o evento e o dinheiro da realiazção da festa não vem dos cofres públicos. Dessa forma, as ações de recuperação da cidade não serão afetadas.
Belo Horizonte amanhece com áreas nobres destruídas pela chuva: