Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Foliões precisarão de guarda-chuva e protetor solar para aproveitar Carnaval em BH

Durante os dias de festa, a previsão é de chuva com céu nublado e temperaturas quentes na capital mineira 

Minas Gerais|Arnon Gonçalves*, do R7

Carnaval em BH terá chuvas isoladas e céu nublado
Carnaval em BH terá chuvas isoladas e céu nublado Carnaval em BH terá chuvas isoladas e céu nublado

Os foliões que pretendem aproveitar os próximos dias de Carnaval em Belo Horizonte precisarão colocar o guarda-chuva e o protetor solar na mochila. Isso porque, durante os dias marcados para a celebração, que começa oficialmente no sábado (18) e vai até a terça-feira (21), a previsão é de altas temperaturas e risco de chuvas, como aponta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para quem está esperando pelos dias oficiais que marcam uma das festas mais amadas da capital mineira, será preciso driblar o clima. Segundo o Inmet, entre esta sexta-feira (17) e sábado (18), o tempo estará mais instável em BH, com possibilidades de pancadas de chuva e trovoadas, principalmente na parte da tarde.

Já de domingo (19) a terça-feira (22), a previsão é que haja uma redução no risco de chuvas na capital. Isso ocorre devido ao enfraquecimento das áreas de instabilidade que estão atuando na região central do estado, afetadas pela alternância do calor e da umidade do ar. Apesar da previsão de clima nublado, a temperatura poderá variar entre 19º e 31º durante os cinco dias.

Ainda assim, nas últimas semanas, nem mesmo o clima instável do ar e as chuvas isoladas impediram que os foliões curtissem o esquenta dos blocos durante o pré-Carnaval. Como as comemorações em Minas Gerais começam mais cedo, desde o dia 4 de fevereiro as ruas de BH cederam espaço a blocos e multidões, embaladas por diversos estilos musicais.

Publicidade

Cuidados com o corpo

Além da necessidade do guarda-chuva e da capa de chuva para pular o Carnaval, é recomendado, também, alguns cuidados com a hidratação e a alimentação. Itens como protetor solar, garrafa de água, óculos escuros, bonés e chapéus são indispensáveis para evitar desidratação e a insolação. 

Publicidade

A nutricionista Samira Tanure, da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), salienta a importância de consumir alimentos ricos em carboidratos para suportar o desgaste físico e repor a energia durante o Carnaval. "Arroz, macarrão, batata, pão e cereais são recomendados, pois eles dão maior sensação de saciedade, e o carboidrato deles fornece a energia para curtir os dias de festa", explica.

Considerando a instabilidade do clima, que pode chegar a temperaturas altas, é recomendado, também, ficar atento ao uso de acessórios, vestimentas e calçados confortáveis, para não atrapalhar a diversão. 

Publicidade

Confira a previsão para os dias de Carnaval:

- Sexta (17): parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da tarde. Temperatura mínima de 19º e máxima de 31º.

- Sábado (18): céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, que podem ocorrer a qualquer hora do dia. Temperatura mínima de 20º e máxima de 28º.

- Domingo (19): parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas no fim da tarde. Temperatura mínima de 19º e máxima de 30º.

- Segunda-feira (20): céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas no fim da tarde. Temperatura mínima de 18º e máxima de 29º.

- Terça-feira (21): céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva isoladas no fim da tarde. Temperatura mínima de 18º e máxima de 30º.

*Estagiário sob supervisão de Maria Luiza Reis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.