Logo R7.com
RecordPlus

Frente fria deslocada por ciclone extratropical no Sul do país provoca temporais e alagamentos em BH

Chuva forte atinge toda a capital neste sábado (8), com registro de vias alagadas e quedas de árvores

Minas Gerais|Andréa Silva, da Record Minas

  • Google News
Defesa Civil emitiu alerta para temporarais na capital neste fim de semana

Belo Horizonte amanheceu, neste sábado (8), sob forte chuva e céu encoberto em decorrência da frente fria, associada ao ciclone extratropical, que avança pelo país. O fenômeno, que se formou no Sul do Brasil, provoca temporais em várias regiões de Minas Gerais e também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A Defesa Civil Nacional emitiu, na última quinta-feira (6), um alerta de chuvas intensas e ventos costeiros acima de 100 km/h, válido até domingo (9). Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o aviso com grau de severidade laranja, indicando risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.


Na capital mineira, a chuva começou ainda na noite dessa sexta-feira (7) e se intensificou ao longo da madrugada e manhã deste sábado. De acordo com a Defesa Civil Municipal, são esperados 70 mm de precipitação ao longo do dia, o que representa cerca de 30% do volume esperado para todo o mês de novembro (236 mm). A temperatura mínima registrada foi de 17,2 ºC, com máxima de 26 ºC e umidade mínima do ar em torno de 60%.

Estragos


A chuva forte já causa transtornos na capital. Um trecho da marginal do Anel Rodoviário, na altura do bairro Eymard, região Nordeste, está interditado devido a alagamento, segundo informações da Guarda Municipal e da BHTrans, que atuam na sinalização e interdição do local. O ponto apresenta recorrentes alagamentos, e o DNIT já foi acionado para obras de correção, mas ainda não há previsão de intervenção. Aguardamos um posicionamento do órgão.

Além disso, uma árvore caiu na Rua Professor Nelson Sena, no bairro Aeroporto, região da Pampulha. O Corpo de Bombeiros foi acionado para os cortes dos galhos e tronco, a via foi interditada. Somente entre 7h e 9h, os militares dos bombeiros registraram oito ocorrências relacionadas à queda de árvores em diferentes pontos da cidade.


Regiões mineiras em alerta

O alerta de chuvas intensas do Inmet inclui diversas regiões de Minas Gerais, entre elas: Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Norte de Minas, Central Mineira e Noroeste de Minas.


Recomendações da Defesa Civil

• Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos.

• Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

• Mantenha distância de cabos elétricos rompidos e acione a Cemig (116) ou a Defesa Civil (199).

• Em caso de rachaduras ou deslizamentos, procure imediatamente a Defesa Civil.

• Durante tempestades, evite permanecer em áreas abertas e não use equipamentos elétricos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.