Minas Gerais Fumaça de queimadas no Pantanal deve atingir cidades de Minas Gerais

Fumaça de queimadas no Pantanal deve atingir cidades de Minas Gerais

Mudança na direção dos ventos deve trazer fumaça do Pantanal para cidades do Triângulo Mineiro e do Centro-Sul do Estado; BH também pode ser atingida

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7

Fumaça de queimadas no Pantanal deve atingir Minas

Fumaça de queimadas no Pantanal deve atingir Minas

Reprodução / Corpo de Bombeiros MS

A fumaça das queimadas que atingem grandes áreas do Pantanal no Mato Grosso do Sul deve chegar a Minas Gerais e outros estados do Sudeste nos próximos dias, segundo o Instituto Clima Tempo.

A chegada de uma frente fria no litoral paulista deve direcionar a direção dos ventos do Mato Grosso do Sul para São Paulo, transportando uma parte considerável do material produzido pela queima da vegetação para o Sudeste do Brasil.

De acordo com os meteorologistas do Clima Tempo, a fumaça deve atingir principalmente os municípios do Triângulo Mineiro e do Centro-Sul do Estado. A umidade do ar na região, que já está próximo dos 15%, deve cair ainda mais.

Veja: Governo libera R$ 3,81 milhões para conter queimadas no Pantanal

A chegada da fumaça em Belo Horizonte não está descartada. Segundo o Instituto, tudo irá depender da direção e da intensidade dos ventos. Também há uma possibilidade de que o céu ganhe um tom alaranjado, como aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a movimentação da fumaça para os estados do Sudeste deve acabar no final de semana, com as chuvas que devem chegar ao Mato Grosso do Sul e com a mudança na direção dos ventos.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.

Últimas