Fumaça de queimadas no Pantanal deve atingir cidades de Minas Gerais

Mudança na direção dos ventos deve trazer fumaça do Pantanal para cidades do Triângulo Mineiro e do Centro-Sul do Estado; BH também pode ser atingida

Fumaça de queimadas no Pantanal deve atingir Minas

Fumaça de queimadas no Pantanal deve atingir Minas

Reprodução / Corpo de Bombeiros MS

A fumaça das queimadas que atingem grandes áreas do Pantanal no Mato Grosso do Sul deve chegar a Minas Gerais e outros estados do Sudeste nos próximos dias, segundo o Instituto Clima Tempo.

A chegada de uma frente fria no litoral paulista deve direcionar a direção dos ventos do Mato Grosso do Sul para São Paulo, transportando uma parte considerável do material produzido pela queima da vegetação para o Sudeste do Brasil.

De acordo com os meteorologistas do Clima Tempo, a fumaça deve atingir principalmente os municípios do Triângulo Mineiro e do Centro-Sul do Estado. A umidade do ar na região, que já está próximo dos 15%, deve cair ainda mais.

Veja: Governo libera R$ 3,81 milhões para conter queimadas no Pantanal

A chegada da fumaça em Belo Horizonte não está descartada. Segundo o Instituto, tudo irá depender da direção e da intensidade dos ventos. Também há uma possibilidade de que o céu ganhe um tom alaranjado, como aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a movimentação da fumaça para os estados do Sudeste deve acabar no final de semana, com as chuvas que devem chegar ao Mato Grosso do Sul e com a mudança na direção dos ventos.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.