Fumaça de queimadas no Pantanal deve atingir cidades de Minas Gerais
Mudança na direção dos ventos deve trazer fumaça do Pantanal para cidades do Triângulo Mineiro e do Centro-Sul do Estado; BH também pode ser atingida
Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7
A fumaça das queimadas que atingem grandes áreas do Pantanal no Mato Grosso do Sul deve chegar a Minas Gerais e outros estados do Sudeste nos próximos dias, segundo o Instituto Clima Tempo.
A chegada de uma frente fria no litoral paulista deve direcionar a direção dos ventos do Mato Grosso do Sul para São Paulo, transportando uma parte considerável do material produzido pela queima da vegetação para o Sudeste do Brasil.
De acordo com os meteorologistas do Clima Tempo, a fumaça deve atingir principalmente os municípios do Triângulo Mineiro e do Centro-Sul do Estado. A umidade do ar na região, que já está próximo dos 15%, deve cair ainda mais.
Veja: Governo libera R$ 3,81 milhões para conter queimadas no Pantanal
A chegada da fumaça em Belo Horizonte não está descartada. Segundo o Instituto, tudo irá depender da direção e da intensidade dos ventos. Também há uma possibilidade de que o céu ganhe um tom alaranjado, como aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a movimentação da fumaça para os estados do Sudeste deve acabar no final de semana, com as chuvas que devem chegar ao Mato Grosso do Sul e com a mudança na direção dos ventos.
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.