Fumaça industrial cor de rosa intriga moradores de Sarzedo (MG)
Chaminé de uma empresa de incineração de resíduos industriais expeliu a fumaça colorida
Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

Moradores de Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão intrigados com uma fumaça colorida vista no céu da cidade. A fumaça saiu da chaminé de uma empresa de incineração no distrito industrial do município.
Quem vive no local disse que nunca havia visto o fenômeno dessa cor.
— Todo mundo está perguntando 'que fumaça rosa é essa?', 'o que eles estão queimando aqui no município?'.
A fumaça colorida, segundo a secretaria de Meio Ambiente da cidade, durou quatro minutos, o suficiente para deixar algumas pessoas com dúvida e medo.
O secretário Wander Nascentes Pereira disse que tomou conhecimento do fato e procurou a empresa para saber o que havia acontecido. Ele afirma que os moradores podem ficar tranquilos porque a fumaça não é tóxica.
— Me informaram que se tratava de um produto sanitizante de madeira e que no meio do produto tinha uma parte de iodo e esse produto que gerou essa coloração rosa. Não faz mal dentro do controle que a fábrica sempre mantem.
Segundo o secretario, prefeitura e o Estado fazem fiscalizações periódicas e a empresa de incineração de resíduos industriais está em conformidade com as exigências ambientais. Um relatório detalhado ainda será analisado pelo órgão estadual competente.
A Ecovital, responsável pela chaminé, informou que a emissão de coloração violeta foi resultado de uma reação química na incineração de fungicida, cuja formulação continha iodo, que compõe o tradicional sal de cozinha. A emissão não é tóxica e predominantemente constituída de vapor d'água.