Goleiro Bruno será transferido para penitenciária do norte de Minas
Autorização foi publicada no Diário Oficial do Governo de Minas desta terça
Minas Gerais|Tabata Martins, do R7
O goleiro Bruno Fernandes será transferido para a Penitenciária Francisco Sá, em Francisco Sá, no norte de de Minas Gerais. A autorização da mudança foi publicada no Diário Oficial do Governo de Minas desta terça-feira (10).
Atualmente, o atleta, condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte da modelo Eliza Samudio, cumpre a pena no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com um dos advogados do goleiro, Francisco Simim, a data em que o cliente será levado para a nova cadeia ainda não foi definida e será decidida pela Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social).
— Realmente, a transferência já foi publicada, mas ainda não sei a data certa. Agora, ocorre o procedimento padrão da Seds, que é quem decide quando e como o Bruno será transferido da melhor maneira possível.
O defensor acredita que o atleta deve ser transferido depois da realização da Copa do Mundo 2014. Ao falar sobre o evento esportivo mundial, Simim ainda revelou que Bruno tem esperanças de jogar na próxima Copa.
— Como todo atleta, o sonho do Bruno sempre foi jogar na Seleção Brasileira. E, com certeza, ele ainda irá realizá-lo.
Em nota, a Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social) confirmou a transferência do goleiro e afirmou que Bruno deverá ser levado para Francisco Sá nos próximos 20 dias. A secretaria ressaltou que a Suapi (Superintendência de Administração Prisional) permiu a mudança "após avaliar questões de segurança e obter validação também da Justiça".
O comunicado explica ainda que o ex-goleiro do Flamengo não poderia ser encaminhado para Montes Claros porque o local não deve receber presos condenados. Por isso, ele será encaminhado à cidade vizinha, fica a 55 km de distância. Na unidade, Bruno cumprirá pena em cela individual de 6m². O cômodo possui uma cama de alvenaria, um colchão, vaso sanitário, pia com torneira e chuveiro. A penitenciária de Francisco Sá possui capacidade para 300 detentos, mas abriga atualmente 323.
Volta aos gramados
Em fevereiro deste ano, Bruno assinou contrato com o Montes Claros Futebol Clube, que joga a segunda divisão estadual. No entanto, ele depende da autorização da Justiça para trabalhar fora do presídio, já que cumpre pena em regime fechado e já foi punido administrativa duas vezes por brigar com detentos. De acordo com a Lei de Execuções Penais, o condenado em regime fechado pode ser autorizado a trabalhar em obras públicas. O problema para o atleta é que a regra não vale para condenados por crimes hediondos.
Na época, o presidente do Montes Claros, Ville Mocellin, confirmou a contratação. Ele alegou que era necessário fechar contrato imediatamente com o atleta devido ao encerramento do prazo para inscrição na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) dos jogadores que vão disputar o Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Bruno acordou contrato de cinco anos de duração, com salário mensal de R$ 1.430.
Outra transferência
Outra tentativa de transferência de Bruno da penitenciária de segurança máxima para a Apac de Nova Lima, na Grande BH, falhou. A Justiça negou o pedido do jogador por conta de duas faltas disciplinares graves cometidas pelo goleiro. A primeira foi registrada em 12 de julho de 2012. A mais recente, em 12 de abril de 2013, ocorreu durante visita da mulher de Bruno. Ele se irritou com comentários dos presos e os ameaçou de morte, além de discutir com um agente penitenciário. Devido à esta falta, ele perdeu 59 dias trabalhados na unidade prisional.