Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golpes com cartão de crédito fazem 28 mil vítimas por dia no Brasil

Só neste ano, já foram registrados mais de 6, 7 milhões de fraudes no país; a atenção do consumidor é muito importante para que o crime não aconteça

Minas Gerais|Daniela Fernandes*, do R7, com RecordTV Minas

Promoções falsas são casos mais comuns
Promoções falsas são casos mais comuns Promoções falsas são casos mais comuns

Fraudes com cartões de crédito em transações pelo celular têm aumentado no Brasil. Segundo uma empresa especializada em segurança cibernética, já foram mais de 6,7 milhões de golpes envolvendo bancos e cartões de crédito, no país, este ano. São 28 mil casos de fraudes registrados diariamente, de acordo com o laboratório de cibersegurança de uma empresa especializada na área. 

Márcio Motta, especialista em tecnologia da informação, explica que criminosos agem de forma disfarçada. Normalmente, eles mandam um e-mail oferecendo uma oferta com um preço muito abaixo do normal. A vítima acha que o conteúdo é verdadeiro, clica no link falso, tenta fazer a compra e tem os dados clonados.

Motta alerta para o domínio do site sugerido. Normalmente, em promoções verdadeiras, o nome da marca é seguido da palavra promoção. Já nos casos de golpes, esta ordem é invertida.

A Secretaria Nacional do Consumidor indica buscar empresas que forneçam endereço físico, CNPJ e telefone de atendimento aos clientes, além de desconfiar de ofertas muito generosas e pesquisar a opinião de outros compradores. Outra sugestão é consultar o site consumidor.gov.br para saber se há reclamações contra a empresa.

* Estagiária do R7, com supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.