Minas Gerais Governo anuncia nome de novo chefe da Polícia Civil de Minas

Governo anuncia nome de novo chefe da Polícia Civil de Minas

Joaquim Francisco Neto e Silva vai substituir o delegado Wagner Pinto de Souza, que pediu demissão da chefia da instituição

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7

Policial ocupava a chefia adjunta da Polícia Civil

Policial ocupava a chefia adjunta da Polícia Civil

Reprodução / Fadecit

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (5), o novo chefe da Polícia Civil Estadual, Joaquim Francisco Neto e Silva, que ocupava a chefia adjunta do órgão.

Silva é delegado desde 1997, passando pela Superintendência Regional de Segurança Pública e no Departamento de Planejamento Institucional da PCMG, onde atuou por 13 anos. Silva participou da elaboração do projeto de lei que deu origem à Lei Orgânica da Polícia Civil, que reúne toda a legislação sobre a profissão e sobre a corporação.

Veja: Novo secretário define a diminuição da violência como prioridade

O novo delegado-geral é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Rio Preto e possui especialização em Ciências Penais e Criminalidade e Segurança Pública. O policial também é mestre em Direito Público. Desde 2001, é professor da Academia de Polícia Civil, e também deu aulas no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

Joaquim Francisco Neto e Silva vai substituir o delegado Wagner Pinto de Souza, que chefiava o órgão desde a posse do Governador Romeu Zema (Novo). De acordo com o Governo de Minas, a saída de Souza foi por opção do próprio delegado.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas