Logo R7.com
RecordPlus

Governo de MG anuncia medidas de combate à dengue no estado

Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, será uma das três primeiras cidades brasileiras a receber a vacina da doença

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
aedes dengue mosquito Jornal de Brasília

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, detalhou, na manhã desta quinta-feira (8), as ações de prevenção, enfrentamento e controle da Dengue e de outras arboviroses em território mineiro. Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, será uma das três primeiras cidades brasileiras a receber a vacina da doença. O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan, será distribuído a partir do dia 17 de janeiro.

O secretário também abordou as ações de prevenção e assistência voltadas às doenças respiratórias, com destaque para o vírus sincicial respiratório. Além de Nova Lima (MG), Maranguape (CE) e Botucatu (SP), também receberão a antecipação das vacinas pelo Butantan e vão promover uma imunização acelerada contra a Dengue.


Em nota, o Ministério da Saúde informou que adotará uma estratégia de avaliação do impacto da nova vacina contra a Dengue, com imunização acelerada em três municípios-piloto: o público-alvo será composto pela população de 15 a 59 anos residente nas cidades que compõem a proposta.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, para essa estratégia, será utilizada uma parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan. Esse primeiro lote será também destinado aos profissionais da Atenção Primária à Saúde que atuam na linha de frente do SUS, como médicos, enfermeiros e agentes de saúde.


Com o aumento da produção de doses, a partir da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a estratégia será gradualmente ampliada para todo o país, começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos, conforme a disponibilidade de doses.

Em dezembro de 2025, Minas Gerais registrou uma queda acentuada nos casos de dengue em comparação com 2024, com dados de 22/12/2025, apontando cerca de 166 mil casos prováveis acumulados no ano, mas com tendência de baixa.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.