Governo de MG defende isolamento e mantém pico da covid para julho
Previsões anteriores estimavam que o ápice das contaminações aconteceria nesta terça-feira (9), com 2.988 casos; secretário destacou isolamento
Minas Gerais|Luíza Lanza*, do R7
A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) voltou a defender a importância do isolamento social para que o Estado não precise enfrentar um pico acentuado nos casos da covid-19.
Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (9), data que marcava o pico da doença em previsões anteriores, o secretário de saúde Carlos Eduardo Amaral afirmou que Minas ainda não atingiu o ponto máximo na curva do contágio. Nas últimas 24 horas, foram 219 casos confirmados; a previsão era de que, nesta data, seriam 2.988 novos pacientes.
Leia mais: Aumento exponencial da covid-19 em MG está no início
Atualmente, a projeção é calculada de acordo com a progressão de casos do Estado e está previsto para a metade de julho.
Para o secretário, o objetivo da SES-MG é que Minas não tenha um momento de pico, para que o número de contágio cause um estresse na rede de atenção à saúde. Para isso, a população precisa se atentar às medidas de distanciamento.
Leia também
UTIs estão com mais de 90% de ocupação em 6 das 14 regiões de MG
Preço de insumos impede ampliação dos testes para covid-19 em MG
Minas Gerais registra infecção por coronavírus em 60% dos municípios
Mais 13 mil comércios e MEIs podem abrir em BH a partir desta segunda
Coronavírus é encontrado em 88% das amostras de esgotos em BH
— É importante a sociedade entender que, mesmo que não tenhamos o pico, o vírus vai continuar circulando entre nós e que nós vamos ter que aprender a conviver com a presença desse vírus. Isso quer dizer que nós não podemos flexibilizar exagerdamente, nem acabar com as nossas medidas de isolamento.
Carlos Amaral explicou, ainda, que a SES-MG estuda, diariamente, o comportamento das curvas em Minas para ter uma noção aproximada do momento em que o Estado terá o maior acometimento das pessoas, o maior de casos e a maior demanda hospitalar.
Casos
Minas Gerais confirmou, nesta terça-feira, 219 novos casos de covid-19 e 19 mortes causadas pela doença nas últimas 24 h. Ao todo, são 399 óbitos e são 16.102 casos; que já chegaram a 522 dos 853 municípios do Estado.
*Estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli