Minas Gerais Governo de MG divulga as datas de pagamento do IPVA 2022

Governo de MG divulga as datas de pagamento do IPVA 2022

Primeira parcela ou a cota única começam a vencer no dia 21 de março e vão até 31 de maio; veja como ganhar descontos

Escala prevê pagamento até maio

Escala prevê pagamento até maio

Secretaria de Estado de Fazenda

A SEF (Secretaria de Estado de Fazenda) divulgou, nesta terça-feira (4), a escala de vencimentos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022.

A tabela começa com o pagamento para placas de final 1 e 2, em 21 de março. O prazo final da última parcela, para quem optar pela quitação mensal, termina em maio.

A Secretaria também confirmou que o desconto de 3% para a quitação em cota única, e o bônus de 3% do programa "Bom Pagador" (que vale para motoristas que quitaram em dia os débitos tributários relacionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020) permanecem para 2022. Vale destacar que o desconto para o "Bom Pagador" é atrelado ao Renavam do veículo e não ao CPF do proprietário.

Além do prazo mais longo, o IPVA de 2022 terá outra importante novidade: o imposto não foi reajustado, devido aos impactos da pandemia da covid-19 na economia. O governador Romeu Zema (Novo) sancionou, em 29 de dezembro de 2021, a Lei 24.029. Dessa forma, os valores de 2021 serão repetidos. Se o indicador padrão com base na tabela do Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) fosse adotado, o impacto no bolso dos motoristas mineiros seria de 22,8%, em média. Mais detalhes sobre o imposto estão disponíveis no portal do governo, neste link.

Últimas