Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo de MG estuda implantar gestão privada em escolas públicas

Secretaria de Educação analisa projeto que pode começar de forma experimental em 4 unidades já em 2021; modelo é usado em outros países

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Gestão privada será adotada de forma experimental
Gestão privada será adotada de forma experimental

O Governo de Minas Gerais estuda implantar um modelo de escolas públicas administradas por empresas da iniciativa privada no Estado.

A informação foi confirmada à reportagem pela SEE (Secretaria de Estado de Educação), nesta terça-feira (15), após o empresário Salim Mattar publicar em redes sociais supostos detalhes sobre o projeto.

No texto, Mattar divulgou que serão quatro unidades experimentais funcionando já em 2021 nos moldes da chamada "escola charter”.

“O modelo de escola charter é uma operação independente e privada de escolas públicas que custa mais barato e desonera o cidadão”, avaliou o empresário, que deixou o cargo de secretário de Privatizações do Governo Bolsonaro no mês passado.


A Secretaria de Educação não confirmou o número de unidades que farão parte da fase experimental e nem deu uma data para o início das operações. A pasta, no entanto, destacou que a medida já fazia parte do plano de governo de Romeu Zema (Novo), quando ele se candidatou ao cargo de governador em 2018.

“O objetivo é experimentar diferentes estratégias de desenvolvimento da qualidade da educação pública. Sempre na perspectiva de que seja pública, gratuita e com bons resultados”, explicou a secretaria em nota.


Escola charter

Na prática, as escolas “charters” são unidades públicas, mas administradas por instituições particulares, o que caracteriza uma parceria público-privada. O modelo é usado em alguns colégios nos Estados Unidos, Japão e Inglaterra. No Brasil, houve projetos similares no Pernambuco, mas eles foram suspensos.


O Governo do Estado não informou se há chances do projeto ser implantado ainda durante a pandemia de covid-19. As aulas presenciais estão suspensas em Minas desde o mês de março e ainda não há previsão de retorno para as salas de aula.

Veja a íntegra da nota do Governo de Minas:

“Desde o programa de governo apresentado pelo governador Romeu Zema já havia a intenção de implementação de experiências piloto ligadas a ações inovadoras na educação. O objetivo é experimentar diferentes estratégias de desenvolvimento da qualidade da educação pública. Sempre na perspectiva de que seja pública, gratuita e com bons resultados.

Essa frente já vem sendo implementada nas mais diversas perspectivas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e esse projeto é uma das dimensões aventadas nesta estratégia. O modelo vem sendo estudado, com toda cautela e atenção, para que, mesmo sendo uma experiência piloto, seja bem-sucedido.”

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.