Governo de MG não sabe quando vai normalizar salário dos servidores
Secretário Estadual de Fazenda participou de reunião de prestação de contas com deputados, na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (11)
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O secretário da Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, afirmou nesta terça-feira (11) que não consegue prever quando os servidores do Estado voltarão a receber os salários no 5º dia útil do mês. Desde 2016, meados da gestão de Fernando Pimentel, o Governo tem escalonado os vencimentos dos funcionários. Em alguns meses, os rendimentos já foram pagos em três parcelas e com atraso.
Veja mais: Assembleia rebate Zema e diz que vai discutir proposta de recuperação
A declaração foi feita durante uma reunião de prestação de contas realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Com o programa Assembleia Fiscaliza, os deputados pretendem convocar representantes da administração pública a cada quatro meses para fazer um balanço da gestão.
No segundo dia da rodada de prestação de contas, um dos principais assuntos da pauta foi a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal - que é o programa da União para ajudar os Estados a colocar as contas em dia.
Para fazer parte do projeto, Minas teria que adotar uma série de ajustes. Entre as sugestões apresentadas pelo Governo Federal, está o corte de cargos comissionados, aumento da contribuição previdenciária dos servidores, congelamento dos salários enquanto o plano estiver vigente e venda de empresas estatais.
Deputados questionaram a eficácia da adesão e o secretário Gustavo Barbosa defendeu que o projeto é um dos únicos caminhos para o controle das contas públicas.
O chefe da pasta também destacou que o Estado tem trabalhado para retomar repasses a municípios, equacionar precatórios em atraso e regularizar tributos federais e consignações em folha de pagamento