Governo de MG pede cuidados contra covid no Dia dos Pais
Secretário adjunto de Saúde alertou que a população deve evitar aglomerações, manter o uso de máscaras e se atentar aos parentes idosos
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, aproveitou a coletiva do governo nesta sexta-feira (7) para pedir atenção da população em relação aos cuidados de proteção neste domingo (9), quando é comemorado o Dia dos Pais.
Cabral alertou que o uso de máscara e a higienização frequente das mãos não devem ser esquecidos, bem como aglomerações devem ser evitadas.
— A gente precisa manter toda a atenção, o distanciamento, a higiene e aquilo tudo que a sociedade aprendeu. Uma chamada de atenção também com relação a pais mais idosos.
Nesta sexta-feira, o Estado chegou a 3.381 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Foram 77 óbitos de ontem para hoje, sendo a primeira vez após três dias que o número ficou abaixo de 100.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) avalia que a alta nas confirmações se deve à troca do sistema de contagem de casos. Minas passou a adotar o Sivep-Gripe, do Governo Federal. Alguns Estados relatam problemas com a plataforma, que estaria representado as notificações e soltando-as de uma vez no mesmo dia.
Sobre a situação, Cabral afirmou que a SES mantém contato com as regiões de saúde do interior do Estado na tentativa de agilizar o registros de contaminações.
— Esse contato tem sido feito a todo tempo. Estamos fazendo todos os esforços juntos aos municípios para ajustes nestes dados.
Durante a coletiva, o secretário adjunto revelou, ainda, que o Rt, taxa que mede a transmissão da covid-19, está em 0,93, o que significa que cada grupo de 100 pessoas está transmitindo o vírus para 93. Quando o índice se mantém abaixo de 1, a doença caminha para redução. O dado é referente a esta quinta-feira (6).