Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo de MG prorroga vacinação contra sarampo até 31 de outubro

Secretário adjunto de Saúde explica que todas as pessoas com idades entre 20 e 49 anos devem ser imunizadas; vacina não é indicada para grávidas

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Governo de MG quer imunizar mais de 8 milhões
Governo de MG quer imunizar mais de 8 milhões

A campanha de imunização gratuita contra o sarampo foi prorrogada em Minas Gerais até o dia 31 de outubro.

A informação foi divulgada pelo secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (28). O calendário previa que a vacinação iria acontecer até a próxima segunda-feira (31).

Segundo Cabral, todas as pessoas com idades entre 20 e 49 anos que ainda não tenham se vacinado devem procurar um posto de saúde. A vacina não é indicada para grávidas. Segundo o secretário, é importante levar o cartão de vacinação, sempre que possível.

— Todas as pessoas nessa faixa etária, sem excessão devem procurara a unidade de saúde e tomar a dose necessária.


O sarampo é provocado por um vírus e, assim como a covid-19, é transmitida pela fala, tosse e espirro. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a doença é “extremamente contagiosa” e pode causar febre, inflamação das mucosas, manchas e descamação da pele.

Após a doença voltar a circular com intensidade entre os brasileiros em 2019, o Ministério da Saúde orientou que todas as pessoas das faixas etárias indicadas sejam vacinadas, mesmo que já tenham recebido outras doses.

Em situações normais, pessoas com idade entre 1 e 29 anos deve receber duas vezes o medicamento e os de 30 a 59, uma dose. A meta do Governo de Minas é vacinar 8.964.626 moradores do Estado neste ano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.