Governo diz que vacinação de jovens é legal, mas não prioritária
Após Betim (MG) anunciar que vai imunizar adolescentes contra a covid-19, Ministério da Saúde disse que recomenda outros grupos
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O Ministério da Saúde informou à reportagem, nesta terça-feira (15), que a vacinação de adolescentes contra a covid-19 anunciada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, pode ocorrer, mas não é recomendada como prioritária pelo órgão.
Segundo comunicado do órgão federal, a preferência atual é por imunizar todos os grupos prioritários definidos pelo PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação) contra o coronavírus e a população com idade acima de 18 anos, o que é sugerido para os municípios.
Apesar disto, o Ministério garante que "os gestores locais do SUS [Sistema Único de Saúde] têm autonomia para seguir com a própria estratégia de vacinação".
"O Ministério da Saúde informa que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos, com o imunizante da Pfizer, está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis", completou o órgão que coordena a operação nacional de imunização.
Até o momento, a Pfizer é a única fabricante com vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em adolescentes no Brasil. A instituição autorizou a imunização para jovens com idades entre 12 a 15 anos.
Betim
Betim, na Grande BH, começará a aplicar as doses nos estudantes das escolas municipais com idades entre 12 e 14 anos, nesta quarta-feira (16). O atendimento deve ser ampliado para os alunos das redes estadual e privada em breve, alcançado quase 19 mil jovens.
O anúncio foi feito pelo prefeito Vittorio Medioli (PSD), nesta segunda-feira (15), após o município receber 6.047 doses da Pfizer.
— Com os professores e alunos vacinados com a primeira dose, poderemos avaliar as condições de retomar as aulas no mês de agosto.
Segundo a prefeitura, os adolescentes poderão ser vacinados nas escolas onde estão matriculados, seguindo o calendário abaixo. "No ato da vacinação, os estudantes devem estar acompanhados de um dos pais ou um responsável e apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade", ressaltou o município.
Veja o calendário de vacinação dos adolescentes em Betim (MG):
• Quarta-feira (16): Atendimento nas escolas municipais das regionais Icaivera, Citrolândia, Vianópolis e Petrovale;
• Quinta-feira (17): Escolas municipais das regionais PTB e Teresópolis.
• Sexta-feira (18): Escolas municipais das regionais Norte.