Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo libera verbas para 17% das cidades afetadas por chuvas em MG

Anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em Belo Horizonte; prefeitos não contemplados questionam decisão

Minas Gerais|Shirley Barroso, da Record TV Minas

Anúncio de liberação de verbas foi feito em BH
Anúncio de liberação de verbas foi feito em BH

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou, neste sábado (29), que o dinheiro destinado às obras emergenciais contra as chuvas em Minas Gerais será liberado, inicialmente, para 35 das 197 cidades afetadas.

O valor de R$ 1 bilhão para as ações destinadas aos Estados do Sudeste foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, em janeiro deste ano. Segundo Marinho, para ter direito às verbas, o município precisa atender alguns critérios.

— Os recursos são disponibilizados mediante à apresentação dos planos emergenciais e de reconstrução.

Para auxiliar as prefeituras que estão com dificuldades na elaboração dos projetos de reconstrução nas áreas atingidas pela chuva, o governo disponibilizou uma equipe de especialistas para tirar dúvidas.


— Nós designamos um engenheiro da Defesa Civil Federal que está sediado aqui em Minas Gerais para tirar dúvidas e agilizar o processo.

O anúncio foi feito durante um encontro realizado em Belo Horizonte, nesta manhã. Deputados estaduais e prefeitos de vários municípios mineiros participaram da reunião, que aconteceu no auditório da Academia do Corpo Bombeiros. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também participou do ato.


Alguns representes locais, contudo, questionaram a proposta. Guidoval, a 298 km de Belo Horizonte, é uma das cidades que, por enquanto, não receberão recursos do Governo Federal. Soraia Vieira, prefeita do município, estava indignada.

— Agora sai uma lista de R$ 14 milhões com 30 cidades. É decepcionante.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.