Governo vai adotar racionamento de água em presídios de MG
Secretaria de Estado de Justiça informou que o recurso poderá ser usado durante seis horas por dia e que a mudança não vai prejudicar os detentos
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O Governo de Minas Gerais anunciou que os presídios do Estado vão passar a adotar racionamento de água a partir deste domingo (1°).
De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o recurso hídrico poderá ser usado durante seis horas por dia dentro das unidades prisionais. Ainda assim, a pasta destaca que a mudança não afetará a dignidade dos detentos.
“As individualidades das pessoas em privação de liberdade serão preservadas, sendo situações diferenciadas - como de grávidas, de unidades em regiões historicamente mais quentes do Estado ou com superlotação acima da média estadual - estudadas caso a caso”, informou em nota.
Ainda de acordo com a Sejusp, a medida faz parte de estratégias que buscam "eficiência no setor público" e reduzir "desperdício do dinheiro" do contribuinte. Dados do Governo apontam que o gasto de água de um detento é 88% maior que a quantidade consumida por um morador do Estado que não está preso.