Logo R7.com
RecordPlus

Grande BH teve redução de 10% no consumo de água em fevereiro

Em janeiro, direção da Copasa pediu economia de 30% para evitar racionamento do recurso

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Reservatórios operam com cerca de 30% da capacidade
Reservatórios operam com cerca de 30% da capacidade

Moradores da região metropolitana de Belo Horizonte fizeram uma economia de 10% no consumo de água durante o mês de fevereiro. O número, divulgado nesta segunda-feira (2) pelo governo do Estado, está abaixo dos 30% pedidos pela Copasa para evitar o racionamento do recurso.

O resultado, apresentado durante nova reunião da força-tarefa criada para tentar solucionar a crise hídrica mineira, é preliminar. O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, considera o número "um estímulo para que a população aprofunde ainda mais suas medidas".


— Queremos ver o mês de março estendido para ter mais segurança. A redução de perdas está se aprofundando, a população tem ajudado. Esperamos, quem sabe, com otimismo, dobrar essa economia voluntária da população.

Leia mais notícias no R7 MG


Belo Horizonte teve fevereiro mais chuvoso dos últimos 11 anos

Na mesma reunião, a força-tarefa recebeu relatório técnico da declaração de escassez hídrica na Grande BH. O relatório, elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Instituto Mineiro de Gestão de Águas, constata de forma oficial a restrição hídrica na região.


Plano Estadual

O grupo decidiu nesta segunda-feira que a FJP (Fundação João Pinheiro) será a responsável pela construção do inédito Plano Estadual de Saneamento. A decisão foi tomada de forma solidária e firme por parte da nova direção da Fundação, que, conforme Magalhães, voltará a ter papel importante no planejamento do Estado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.