Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Belo Horizonte teve fevereiro mais chuvoso dos últimos 11 anos

Volume acumulado chegou a 263,8 mm, 40% a mais do que o esperado

Minas Gerais|Do R7

Copasa conta com chuva e economia do consumidor para evitar racionamento
Copasa conta com chuva e economia do consumidor para evitar racionamento Copasa conta com chuva e economia do consumidor para evitar racionamento

Depois de um janeiro "seco", com apenas 31% da chuva esperada para o mês, Belo Horizonte teve o fevereiro mais chuvoso dos últimos 11 anos. O volume total superou em 40% a média histórica.

De acordo com o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima, choveu 263,8 mm em 28 dias na capital. O esperado para o mês era 188 mm. O volume elevado, segundo especialistas, foi causado pelo fenômeno conhecido como Atlântico Sul, que normalmente ocorre em dezembro.

Leia mais notícias no R7 MG

O mês foi o nono da história em volume de chuva. O fevereiro mais chuvoso de Belo Horizonte foi o de 1978, quando o acumulado chegou a 487,3 mm.

Publicidade

Para março, a previsão é que a chuva fique dentro da média histórica, de 163 mm.

Reservatórios

Publicidade

Nos reservatórios que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte, o mais beneficiado foi o Serra Azul, que recebeu 259,1 mm de chuva durante o mês. O Rio das Velhas e o Rio Manso tiveram cerca de 164 mm. Já no Vargem das Flores choveu 90 mm.

Nesta segunda-feira (2), o Sistema Paraopeba opera com 30,2% do total. Durante o mês de fevereiro, o reservatório Serra Azul apresentou o maior crescimento: foi de 6,4% para 9,1% em 28 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.