Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Greve do metrô de Belo Horizonte suspensa no domingo de eleição

Decisão foi anunciada pelo Sindimetro; eleitores vão contar com 100% dos trens, circulando a cada 20 minutos

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

Metroviários entraram em greve no dia 25 de agosto
Metroviários entraram em greve no dia 25 de agosto Metroviários entraram em greve no dia 25 de agosto

A greve do metrô de Belo Horizonte será suspensa neste domingo (2) de eleição, com 100% dos trens circulando normalmente. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (30) pelo Sindimetro (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais), que retoma o movimento na quinta-feira (5). 

A suspensão do movimento foi decidida em assembleia da categoria, nessa quinta-feira (29). "Desta forma, os eleitores que dependem do metrô poderão se deslocar com tranquilidade, já que as empresas de ônibus anunciaram a redução no número de suas viagens", informou, por meio de nota, o Sindimetro, explicando, ainda, que as viagens vão acontecer a cada 20 minutos, intervalo normal dos domingos.

A CBTU (Companhia de Trens Urbanos) confirmou a retomada do serviço, dando conta que neste sábado, dia 1, o metrô ainda opera com 60% dos trens, conforme liminar deferida pelo (TRT) Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região em 25/08, com intervalo de 20 minutos até 12h (meio dia) e 25 minutos após este horário.

Os metroviários decidiram ainda fazer a paralisação total entre quarta-feira (5) e quinta-feira (6), com a normalização do serviço na sexta-feira, dia 7. Uma nova assembleia está marcada para o dia 6 de outubro (quinta-feira), às 17h30, na Estação Central, quando será rediscutido a continuidade do movimento.

Publicidade

Greve

Os metroviários entraram em greve parcial no último dia 25 de agosto, quando foi anunciada a privatização do setor pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A categoria teme que haja uma demissão em massa do funcionalismo. Durante o anúncio do movimento, a Justiça determinou a operação com 60% das viagens, ao longo dos dias, assim, com intervalos maiores. 

Publicidade

No dia 23 de setembro, o governo federal publicou o edital de privatização do metrô de Belo Horizonte. Segundo o documento, o leilão será no dia 22 de dezembro deste ano, com lance mínimo de quase R$ 20 milhões. O Sindimetro contesta o valor, dizendo que somente o patrimônio atual da empresa está avaliado em cerca de R$ 750.000.000 (setecentos e cinquenta milhões).

Sobre o processo de privatização, a CBTU informou, por meio de nota:

A CBTU frisa que não possui respostas sobre o processo de desestatização, além das já publicadas pelos órgãos oficiais, já que as diretrizes e ações a respeito são conduzidas pelo CPPI (Conselho do Programa de Parceria de Investimentos) e pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional. Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes, para que haja informações concretas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.