Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Greve do metrô de BH completa 30 dias sem previsão de terminar 

Categoria pede por estabilidade de emprego no processo de privatização da CBTU; servidores fazem ato na manhã desta terça

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

Greve começou no dia 21 de março
Greve começou no dia 21 de março

Sem previsão de retorno às atividades normais, os metroviários estão em greve há 30 dias. A categoria se reuniu, na manhã desta terça-feira (19), na porta da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), em Belo Horizonte, para um ato contra a privatização da empresa.

Essa já é a segunda maior paralisação do serviço de trens urbanos da capital mineira nos últimos 10 anos. A maior greve dos metroviários aconteceu entre maio e junho de 2012, com 39 dias de movimento.

Em greve desde o dia 21 de março, os servidores querem a garantia de que os colaboradores não serão demitidos após o processo de privatização da CBTU. Representantes da categoria e do Governo Federal chegaram a se reunir na tentativa de um acordo, porém nada foi decidido e o movimento segue por tempo indeterminado.

“É sempre necessário lembrar que os metroviários aprovaram esta greve porque está em risco seu próprio trabalho. Um emprego que foi conseguido com estudo, preparação e treinamento.”, escreveu o Sindmetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) sobre as reivindicações da categoria.


Desde o início do movimento, os trens não circulam nos horários de pico e funcionam apenas de 10h às 17h. Segundo a companhia responsável pelo metrô, cerca de 70 mil passageiros são afetados em dias úteis.

Sobre a paralisação, a CBTU afirmou que não coordena a privatização do metrô e que o horário de funcionamento definido pelo movimento grevista causa “transtornos para o transporte público de BH e região metropolitana”. Segundo a companhia, uma multa diária de R$30 mil, definida pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho), segue sendo cobrada da categoria.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.