Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo protesta contra fechamento do Aeroporto Carlos Prates, em BH

Movimento afirma que desativação do local vai deixar 500 pessoas desempregadas e prejudicar alunos das escolas de aviação

Minas Gerais|Do R7

Manifestação ocorreu na manhã deste sábado (25)
Manifestação ocorreu na manhã deste sábado (25) Manifestação ocorreu na manhã deste sábado (25)

Moradores, empregados, empresários, pilotos, lideranças políticas e amantes das práticas áreas, fizeram na manhã deste sábado (25), uma manifestação pela continuidade do Aeroporto Carlos Prates e encerramento das atividades no local, programada, até então, pelo Governo Federal para 31 de Março.

De acordo com eles, caso a decisão pelo fechamento seja mantida, a partir de 1 de abril, 500 pessoas estarão desempregadas, 15 empresas deixarão de existir, cinco escolas vão interromper suas aulas e centenas de alunos não poderão retomar seus estudos.

A decisão de desativação do aeroproto se deu após um acidente envolvendo um monomotor no último dia 11 de março. O laudo inicial do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que pertence à Força Aérea Brasileira apontou que o monomotor do modelo C82R, fabricado em 1979, sofreu uma excursão da pista — situação em que a aeronave sai da pista durante uma operação de aterrissagem — pela cabeceira oposta. As causas do acidente ainda são investigadas.

Após o encerramento das atividades no local, a área do aeroporto será repassada à prefeitura da capital mineira, que apresentou um projeto de construção de casas populares, escolas, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e um parque municipal no local. Além disso, o espaço será utilizado para programas de indústrias não poluentes e logística.

Publicidade

A proibição de uso do aeródromo para atividades relacionadas a voo está prevista na Portaria nº 10.074/SIA, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Sobre o Aeroporto Carlos Prates

Publicidade

O Aeroporto Carlos Prates é o segundo mais movimentado aeroporto de Minas Gerais. É um aeroporto de prestação de serviços e formação de aeronautas. Várias escolas atuam no local, entre elas a VelAir, que atua no local á mais de 15 anos. 

Aeroporto Carlos Prates em números

Publicidade

22 hangares

15 empresas

05 escolas - segundo maior centro de formação de aviadores do Brasil

Maior certificadora aeronáutica do Brasil

100 pilotos formados por ano

85 mil aviadores formados em 80 anos de atividade

Segundo aeroporto mais movimentado de Minas Gerais

23º mais movimentado do Brasil

Segurança

O Aeroporto Carlos Prates é reconhecido pelas autoridades, como um dos mais seguros do país.

De acordo com a assessoria do local, em 80 anos apenas cinco acidentes envolveram a vizinhança. Em dois deles, houve vítimas em solo, ou seja, pessoas atingidas fora da aeronave, além de tripulantes e passageiros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.