Manifestação ocorreu na manhã deste sábado (25)
Reprodução Redes SociaisMoradores, empregados, empresários, pilotos, lideranças políticas e amantes das práticas áreas, fizeram na manhã deste sábado (25), uma manifestação pela continuidade do Aeroporto Carlos Prates e encerramento das atividades no local, programada, até então, pelo Governo Federal para 31 de Março.
De acordo com eles, caso a decisão pelo fechamento seja mantida, a partir de 1 de abril, 500 pessoas estarão desempregadas, 15 empresas deixarão de existir, cinco escolas vão interromper suas aulas e centenas de alunos não poderão retomar seus estudos.
A decisão de desativação do aeroproto se deu após um acidente envolvendo um monomotor no último dia 11 de março. O laudo inicial do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que pertence à Força Aérea Brasileira apontou que o monomotor do modelo C82R, fabricado em 1979, sofreu uma excursão da pista — situação em que a aeronave sai da pista durante uma operação de aterrissagem — pela cabeceira oposta. As causas do acidente ainda são investigadas.
Após o encerramento das atividades no local, a área do aeroporto será repassada à prefeitura da capital mineira, que apresentou um projeto de construção de casas populares, escolas, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e um parque municipal no local. Além disso, o espaço será utilizado para programas de indústrias não poluentes e logística.
A proibição de uso do aeródromo para atividades relacionadas a voo está prevista na Portaria nº 10.074/SIA, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Sobre o Aeroporto Carlos Prates
O Aeroporto Carlos Prates é o segundo mais movimentado aeroporto de Minas Gerais. É um aeroporto de prestação de serviços e formação de aeronautas. Várias escolas atuam no local, entre elas a VelAir, que atua no local á mais de 15 anos.
Aeroporto Carlos Prates em números
22 hangares
15 empresas
05 escolas - segundo maior centro de formação de aviadores do Brasil
Maior certificadora aeronáutica do Brasil
100 pilotos formados por ano
85 mil aviadores formados em 80 anos de atividade
Segundo aeroporto mais movimentado de Minas Gerais
23º mais movimentado do Brasil
Segurança
O Aeroporto Carlos Prates é reconhecido pelas autoridades, como um dos mais seguros do país.
De acordo com a assessoria do local, em 80 anos apenas cinco acidentes envolveram a vizinhança. Em dois deles, houve vítimas em solo, ou seja, pessoas atingidas fora da aeronave, além de tripulantes e passageiros