Guarda municipal quebra pulso de jovem em discussão por causa de skate
Guarda nega acusações e alega que foi desacatado
Minas Gerais|Do R7 com Record Minas
Um estudante de 18 anos acusa um guarda municipal de abuso de autoridade em Congonhas, no região centro-oeste de Minas Gerais. Felipe Pereira diz que teve o pulso quebrado pelo oficial.
O jovem conta que estava na praça enquanto um menino de seis anos usava seu skate quando foi detido. É proibido praticar o esporte no local, mas o rapaz alega que a criança estava apenas brincando.
— Eles [guardas] falaram que já tinham avisado que não podia andar [de skate] mas eu não estava andando, era uma criança. Não ia estragar nada. Ainda me chamaram de vagabundo e moleque. Não tinha necessidade nenhuma [de me prender]. Foi abuso de autoridade.
A mãe da criança, Leila da Silva, confirmou a versão de Pereira.
— Meu filho estava brincando com o skate e chegou um guarda falando que não poderia andar. Brigou até com o meu menino. Aí o dono do skate interviu.
Leia mais notícias de Minas Gerais no R7
O jovem foi detido e no meio do tumultuo teria quebrado o pulso por causa das algemas apertadas.
— Na hora não devo ter sentido dor no pulso por causa da adrenalina.
O guarda nega as acusações e diz que só o prendeu porque foi ofendido. A diretoria da guarda informou ainda que, antes de ser levado a Polícia Militar, o jovem foi encaminhado a uma unidade de saúde e nenhuma lesão foi constatada. A Prefeitura de Congonhas abriu um procedimento administrativo para apurar os fatos.