Homem que bebeu cerveja tem insuficiência renal há um mês
Ney Eduardo Vieira, de 64 anos, é morador de São Lourenço e esteve em BH em novembro; esposa diz que ele consumiu a Belorizontina durante festa
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, e Rayllan Oliveira, da RecordTV Minas
A Prefeitura de São Lourenço, a cerca de 400 km de Belo Horizonte, foi notificada nesta sexta-feira (10) de que um morador da cidade apresenta sintomas que podem ser da intoxicação que matou uma pessoa e deixou sete hospitalizadas na capital mineira.
O dentista Ney Eduardo Vieira Martins, de 64 anos, esteve em Belo Horizonte no final de novembro e consumiu a cerveja Belorizontina, da Backer, durante uma confraternização na casa de amigos no bairro Buritis. A cerveja teria sido comprada em um supermercado da região durante a Black Friday.
Segundo um laudo da Polícia Civil, amostras de dois lotes da cerveja apresentaram contaminação por dietilenoglicol, uma substância química usada como anticongelante.
De acordo com a esposa de Ney, Taciana Souza Maciel, cerca de 72 horas depois, quando o casal já havia retornado para São Lourenço, Ney começou a passar mal e foi hospitalizado. O dentista ficou em observação e depois foi diagnosticado com insuficiência renal — principal sintoma dos oito pacientes diagnosticados com a síndrome.
Desde então, Ney tem feito hemodiálise três vezes por semana e aguarda o resultado de novos exames.
Notificação
A Secretaria de Estado de Saúde ainda não foi notificada sobre essa suspeita. As informações oficiais dão conta de que, até o momento, sete pessoas estão hospitalizadas com sintomas de insuficiência renal. Um paciente morreu nesta semana.
A Prefeitura de São Lourenço disse que iria notificiar a Vigilância Sanitária de Varginha, responsável pela região do Sul de Minas, ainda nesta sexta-feira.