Logo R7.com
RecordPlus

Ibama autoriza retirada de capivaras da orla da Lagoa da Pampulha

Órgão pediu que os animais sejam submetidos a exames, que vão avaliar a saúde dos roedores

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Animais seriam responsáveis pela proliferação da febre maculosa
Animais seriam responsáveis pela proliferação da febre maculosa

O Ibama autorizou nesta quarta-feira (3) a retirada das capivaras que habitam a orla da Lagoa da Pampulha. Os trabalhos, no entanto, só vão começar após a Prefeitura de Belo Horizonte e a empresa Equalis Ambiental cumprirem solitação do órgão federal.

O insituto pediu que piquetes sejam construídos, onde os animais devem ficar durante a realização de exames para avaliar a saúde dos roedores. A partir de agora a PBH e a Equalis definirão, em conjunto com diversos setores da prefeitura, um cronograma para a efetivação do manejo.


Leia mais notícias no R7 MG

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros, a captura é fundamental para avaliar a saúde de todas as capivaras do entorno da Pampulha, além de garantir segurança à população e aos animais no que diz respeito ao trânsito e o patrimônio histórico cultural.


— Agora, com a autorização por parte do IBAMA, iniciaremos os trabalhos de captura e recolhimento das capivaras e dos carrapatos para exames. Seguiremos o protocolo definido, por técnicos e especialistas, para a avaliação das capivaras que por ventura estejam doentes, e para destinação a um local mais apropriado ao seu habitat natural.

Histórico


Após reunião realizada no dia 18 de agosto, na Promotoria de Defesa Ambiental, a pedido da promotora Lilian Marota, o Ibama fez suas considerações sobre o plano de manejo apresentado pela Equalis Ambiental, contratada pela Prefeitura de Belo Horizonte para realizar o manejo das capivaras da Lagoa da Pampulha. As considerações passaram por pedidos de informações e esclarecimentos sobre o detalhamento dos procedimentos a serem tomados na captura.

A partir daí, a PBH e a Equalis Ambiental encaminharam ao órgão federal as informações necessárias, esclarecendo as dúvidas levantadas. Tendo atendido as demandas, o Ibama expediu licença para que as ações de manejo sejam iniciadas. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.