Logo R7.com
RecordPlus

Idosa morre após ter atendimento negado pelo Samu em Nova Lima (MG)

Enfermeiro do Samu foi detido e encaminhado à Polícia Civil

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Idosa passou mal em frente a um posto do Samu, no centro de Nova Lima
Idosa passou mal em frente a um posto do Samu, no centro de Nova Lima

Uma idosa morreu na noite da última quinta-feira (19) após ter atendimento negado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela PM (Polícia Militar), Ayde das Graças Valadares, de 67 anos, teria começado a passar mal após uma agressão que teria acontecido em uma casa na rua Benedito Valadares, em frente a um posto de atendimento do Samu.


Quando os militares chegaram ao local, a vítima estava deitada ao chão com falta de ar e os policiais iniciaram os primeiros socorros à idosa.

Leia mais notícias no R7 MG


Em seguida, uma viatura da Guarda Municipal também chegou ao local e uma agente foi até o posto de atendimento do Samu solicitar socorro à Ayde. Entretanto, um técnico em enfermagem se negou a atender a idosa alegando que não poderia se deslocar sem saber o motivo da ocorrência.

Algum tempo depois, a guarda municipal voltou a solicitar atendimento para a mulher ao agente do Samu e, desta vez, o funcionário alegou que só poderia socorrer a vítima após receber um chamado da central.


Somente após 30 minutos, o funcionário teria recebido a ordem para atender Ayde e se deslocou até onde ela estava. Entretanto, segundo a ocorrência registrada pela PM, a idosa já havia falecido por falta de atendimento adequado.

Diante do fato, foi dada voz de prisão ao técnico em enfermagem do Samu, que foi levado para a Central de Flagrantes da PC (Polícia Civil) em Belo Horizonte. Ele foi ouvido e liberado, mas assinou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e se comprometeu à comparecer à delegacia em uma audiência que será marcada nos próximos dias. Segundo a PC, o funcionário poderá responder por omissão de socorro.


A assessoria de comunicação do Samu foi procurada e, por meio de nota, informou que lamenta o ocorrido e que já está averiguando todos os fatos. Além disso, o órgão assegurou que todas as providências necessárias serão tomadas para assegurar a qualidade do atendimento prestado às urgências e emergências. 

Ainda conforme a nota, a conduta adotada pelo técnico em enfermagem obedece a portarias do Ministério da Saúde, que prevê que o atendimento seja autorizado pela central. O Samu informou ainda que, após a autorização da central, a idosa foi atendida e transportada em uma ambulância até um hospital, o que descaracterizaria a omissão de socorro. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.