Minas Gerais Idosa morre cinco dias após ganhar da neta ensaio fotográfico para celebrar 100 anos

Idosa morre cinco dias após ganhar da neta ensaio fotográfico para celebrar 100 anos

Dona Alcenia não chegou a ver as fotos que foram feitas pela neta, mas as imagens conquistaram o coração de internautas

  • Minas Gerais | Akemí Duarte, da Record TV Minas

Dona Alceneia teve nove filhos e 40 netos

Dona Alceneia teve nove filhos e 40 netos

Imagem cedida / Mariana Beltrame

Quando a fotógrafa Mariana Beltrame, de Belo Horizonte, decidiu fazer um ensaio de 100 anos com a avó, no final de 2022, ela não imaginava que aquele se tornaria um dos trabalhos mais marcantes de sua carreira tão rapidamente. Cinco dias após a sessão de fotos com a dona Alcenia, a idosa morreu de causas naturais e não chegou a ver o resultado do trabalho.

Mariana, que é fotógrafa especialista no empoderamento feminino, lembra que a avó estava animada no dia da sessão, mesmo com a dificuldade de locomomoção e limitação da fala causadas pela idade.

Idosa morreu de causas naturais

Idosa morreu de causas naturais

Imagem cedida / Mariana Beltrame

"Minha mãe falou que ela estava com o ânimo mais para cima neste dia. Durante as fotos, mesmo com as limitações, ela tentava colaborar do jeito dela", recorda-se.

“À medida em que eu fui fotografando, eu fui percebendo várias coisas da história dela que estavam presentes na minha forma de fotografar e que eu não tinha reparado. Parece mais íntimo, você se vê mais no processo", comenta sobre o momento vivido com a avó.

Mariana é uma dos 40 netos da dona Alcenia, que teve nove filhos. A fotógrafa conta que quis levar para as imagens a "potência" que a idosa representava na vida da família. A cliente especial não chegou a ver o resultado do trabalho, mas as fotos foram compartilhadas em uma rede social e conquistaram o coração dos internautas.

"Este foi o trabalho mais genuíno, generoso, presente e verdadeiro que eu fiz até hoje, porque no fim da vida só nos resta a memória daqueles que se foram", conclui a fotógrafa.

Dona Alcenia não chegar a ver o resultado das fotos

Dona Alcenia não chegar a ver o resultado das fotos

Imagem cedida / Mariana Beltrame

Veja mais cliques do ensaio fotográfico da idosa:

Últimas