Logo R7.com
RecordPlus

Imóveis com produção de energia solar em MG triplicam em 2 anos

Especialista explica que a vantagem em adotar o sistema é a contribuição ambiental, já que é uma fonte limpa; outro benefício é o fator econômico

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

  • Google News
Aneel permite produção renovável em casa
Aneel permite produção renovável em casa

O número de imóveis que produzem a própria energia elétrica com o uso de placas solares em Minas Gerais quase triplicou nos últimos dois anos, passando de 3.049 para 11.579. Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o aumento registrado entre 2017 e 2019 foi de 279%.

O uso de tecnologias que permitem os consumidores a produzirem energia renovável em suas casas é autorizado pela Aneel desde 2012. Patrícia Jota, professora do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) e doutora em engenheira elétrica, explica que a primeira vantagem em adotar o sistema é a contribuição ambiental, já que se trata de uma fonte limpa. O segundo fator é o econômico.


— Com as placas fotovoltaicas você vai acabar parando de pagar uma conta de energia tão alta e, em algum tempo, consegue recuperar o investimento feito.

Outra maneira de gastar toda produção é compartilhar com outros imóveis a energia. A legislação atual permite que as placas geradoras instaladas em um local abasteça mais de um imóvel, desde que as contas de luz dos endereços estejam registradas em nome da mesma pessoa.


A especialista destaca, ainda, que caso o gerador produza mais do que foi consumido no mês, ele terá 60 meses para usar a energia excedente.

A Aneel contabiliza quatro formas de geração de energia renovável no Brasil atualmente: por hidrelétricas de pequeno porte, parques eólicos, termelétricas e por placas fotovoltaicas, que usam o calor do sol. A tecnologia solar é a opção de 51.375 consumidores que investiram na proposta mais sustentável. Do total de instalações, 22,5% das instalações estão atualmente em Minas Gerais.


Energia solar leva qualidade de vida a comunidades no sul do Amazonas

Patrícia acredita que a boa adesão dos mineiros se deve a questões climáticas e culturais.


— Minas tem um perfil bom no Norte e em outras áreas onde há pouca nebulosidade. Mas além disso, o mineiro já está acostumado com o incentivo de uso de energias renováveis e é comum ver placas de aquecedores sobre varias casas e prédios.

A procura da tecnologia também tem aquecido o mercado. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, até 2027, o setor de energia renovável deve receber R$ 226 bilhões em investimentos. De olho nas oportunidades, empreendedores têm corrido para atuar no mercado.

Rodrigo de Carvalho, gerente de marketing da Othon de Carvalho Material Elétrico, especialista no setor de elétrica em BH, conta que a empresa vai apostar na área. Segundo o gestor, a proposta vai ser popularizar ainda mais o serviço, com preços acessíveis.

— A produção de energia fotovoltaica é a tendência não só do futuro, é do presente. Não tem como fugir.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.