Logo R7.com
RecordPlus

Incêndio atinge mata de centro de pesquisas que fica em área da UFMG

Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros que queimada teria sido criminosa; equipe gastou 6.000 litros de água para apagar as chamas

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas

  • Google News
Combate às chamas durou uma hora e meia
Combate às chamas durou uma hora e meia

Um incêndio atingiu parte da mata do BH Tec (Parque Tecnológico de Belo Horizonte), na região da Pampulha, em Belo Horizonte, na madrugada desta segunda-feira (26). O centro de pesquisas fica dentro de um terreno da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Segundo a instituição, nenhuma estrutura da faculdade foi atingida.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas disseram que uma pessoa que passava pelo local teria ateado fogo na área. A equipe de resgate gastou cerca de uma hora e meia para controlar as chamas. Foram gastos 6.000 litros de água. Dois carros da PM (Polícia Militar) estiveram no local para dar apoio à ocorrência.


A reportagem procurou a Polícia Civil para saber se será aberto um inquérito para investigar o incêndio, mas ainda não teve retorno. Em nota, a UFMG informou que o funcionamento da universidade segue sem alterações.

O BH Tec informou ao R7 que nenhuma atividadade do centro foi afetada pelo incêndio. Segundo a instituição, cerca de 2.000 dos 539 mil metros quadrados do parque foram queimados, mas a área de preservação permanente não foi atingida. O órgão explicou, ainda, que não há informações sobre a origem do fogo.


Outros focos

Este fim de semana foi marcado por uma série de incêndios ambientais, em Belo Horizonte e região metropolitana. Na madrugada desta segunda-feira (26), o fogo em uma área de mata, no entorno da estação de metrô José Cândido da Silveira, na região Leste da capital, mobilizou os bombeiros. As chamas no local estavam alcançaram o muro que separa a estação e a rua.


Em Lagoa Santa outro incêndio destruiu cerca de 7.000 metros quadrados de um terreno com muitas árvores, também no domingo. O fogo estava bem perto dos muros das casas. Desesperados, moradores tentavam apagar as labaredas com baldes de água.

No Distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, em Nova Lima, a queimada foi em uma mata de eucaliptos. O fogo se alastrou rapidamente por causa da vegetação seca e assustou turistas que estavam em pousadas. Ninguém ficou ferido.


Protesto em defesa da Amazônia mobiliza movimentos sociais em BH

Em Matozinhos, o incêndio foi em uma área de pasto e durou mais de quatro horas. A densa fumaça que se formou deixou os moradores indignados. "Como que fica uma situação dessa? As criancinhas que sofrem com problemas de saúde” disse um telespectador da Record TV Minas.

Já na noite deste sábado (24), uma língua de fogo se formou perto da rodovia MG-010, em Vespasiano, e a cortina de fumaça assustou muitos motoristas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.