Inmet faz alerta para chuvas fortes em 583 cidades de Minas Gerais
Instituto prevê pancadas de 20 a 50 milímetros por hora e ventos de 40 a 60 km/h; órgãos ainda atendem estragos da chuva da quarta-feira (16)
Minas Gerais|Lucas Eugênio, Do R7 com Núbia Roberto, Da Record TV Minas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de chuvas fortes para 583 cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte. De acordo com o órgão, há previsão de pancadas entre 20 e 50 milímetros por hora, com previsão de ventos entre 40 e 60 km por hora. Segundo o órgão, existe o risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. O Inmet alerta ainda para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e que deve ser evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O Corpo de Bombeiros atendeu mais de 351 chamados, em razão da forte chuva que atingiu Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira (16). Segundo a Defesa Civil da capital, o temporal atingiu seis regiões da cidade, com registro de granizo.
Uma das principais reclamações foi a queda de árvores em várias regiões da capital. A corporação trabalhou em 188 ocorrências de vias obstruídas pela queda e 44 por árvores caídas em veículos.
Telespectadores enviaram à Record TV Minas registros que mostram um coqueiro caído sobre uma casa, no bairro Rio Branco, na região de Venda Nova. Ninguém ficou ferido, mas o muro da residência ficou destruído. No centro da cidade, uma árvore fechou o cruzamento da rua São Paulo com a avenida Afonso Pena.
Na esquina da avenida Barbacena com a rua Gonçalves Dias, no bairro Santo Agostinho, na região centro-sul de Belo Horizonte, uma outra árvore caiu e derrubou a fiação. No bairro Industrial, em Contagem, a queda de uma árvore arrancou parte do asfalto.
A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) atendeu diversas ocorrências de interrompimento no abastecimento de energia. Segundo o órgão, 75% dos clientes impactados pela chuva foram atendidos. A previsão é que todos os moradores afetados tenham o fornecimento normalizado até o fim do dia.
“O volume maior de atendimentos pendentes estão nas regiões da Pampulha (Jaraguá, Dona Clara, Universitário), nordeste (Ipiranga, São Gabriel) e oeste (Nova Suissa, Jardim América) em BH, e em alguns pontos dos municípios de Santa Luzia, Esmeraldas, Brumadinho e Ribeirão das Neves”, informou a Cemig.
*Estagiário, sob supervisão de Ana Gomes.















