Ipatinga (MG) desobriga uso de máscaras em locais fechados
Acessório deve continuar sendo utilizado em áreas hospitalares; a regra libera as pessoas com deficiência intelectual
Minas Gerais|Maria Luiza Reis*, Do R7

A Prefeitura de Ipatinga, a 212 km de Belo Horizonte, publicou um decreto, nesta terça-feira (8), desobrigando o uso de máscaras em locais fechados. O texto estabelece que o acessório deve continuar a ser utilizado em áreas hospitalares.
O decreto também prevê que a utilização de máscaras em áreas hospitalares seja dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica.
Em novembro do ano passado, o munícipio mineiro desobrigou o uso de máscaras em locais abertos antes das três maiores cidades do estado: Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem. A Prefeitura de Belo Horizonte flexibilizou a regra na semana passada.
A cidade de Ipatinga já teve 44.020 pessoas infectadas pela Covid-19, 961 óbitos em decorrência de complicações da doença e 42.551 pessoas que se recuperaram. Nas últimas 24 horas, foram registrados 0 óbitos.
A reportagem solicitou um posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais sobre a medida e aguarda uma resposta.
O Rio de Janeiro foi a primeira capital no país a desobrigar o uso de máscaras em locais fechados. O decreto também foi publicado na terça-feira (8) e a prefeitura pretende suspender a exigência de passaporte vacinal nas próximas semanas.
* Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento















