Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ipatinga (MG) tem um terço dos vereadores presos por "rachadinha"

Desde fevereiro, seis dos 18 vereadores da cidade mineira foram presos suspeitos de obrigar funcionários a depositar parte de seus salários 

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Um terço dos vereadores de Ipatinga está preso
Um terço dos vereadores de Ipatinga está preso

Seis dos 18 vereadores da cidade de Ipatinga, na região do Vale do Aço, a 216 km de Belo Horizonte, estão presos acusados de praticar a chamada "rachadinha", em que o parlamentar obriga seus funcionários a depositar parte de seus salários a ele. 

A última prisão ocorreu nesta segunda-feira (8), quando o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) cumpriu mandado de prisão contra um dos vereadores, como desdobramento da operação Dolus, que investiga a prática na Câmara Municipal da cidade. 

Os agentes foram até o gabinete do parlamentar, sua casa e a de um assessor para apreender materiais e aparelhos eletrônicos. 

Acordo


De acordo com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), um parlamentar foi preso em fevereiro, suspeito da prática da "rachadinha" e, em acordo com o MPMG, delatou outros vereadores da legislatura atual e da anterior, isentando apenas um parlamentar da Casa. 

Ele cumpre prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas de liberdade. Os outros cinco vereadores continuam detidos. Todos os outros agentes públicos continuam detidos.

Outros casos estão sendo investigados pelo Gaeco. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.